Tubarão: Técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, estiveram ontem, terça-feira, dia 25, em Tubarão,  a convite da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel),  e   esclareceram  dúvidas dos profissionais da área contábil das prefeituras, do legislativo e fundações sobre o novo sistema de envio de informações para o Tribunal. A reunião aconteceu no Salão Nobre da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
O Tribunal implantou um novo sistema de auditoria chamado e-sfinge, por este motivo, palestras sobre essas mudanças estão sendo necessárias.  Os municípios tem até o dia 30 de outubro para enviar ao Tribunal de Contas todas as informações sobre orçamento, execução  do primeiro bimestre, relatório patrimonial, entre outros dados.  Segundo o secretário executivo da Amurel, Jorge Leonardo Nesi, diante dessa modificação,  a Amurel resolveu chamar os técnicos Tribunal de Contas para explicar melhor como funciona o novo sistema para as prefeituras do Sul do Estado. “Participaram representantes de vários órgãos da região da Amurel, Amrec e Amesc%u201D, disse Nesi. De acordo com ele,  reuniões explicativas como essa são importantes para que as prefeituras saibam como funciona o e-sfinge e possam enviar as informações ao Tribunal sem erros. 
Neste encontro, os representantes das prefeituras e outros órgãos pediram aos técnicos que o prazo de envio das informações fossem ampliados, mas eles informaram que não haverá prorrogação no prazo.
A diretora da Câmara de Vereadores de Tubarão, Cláudia Nogueira Mendes,  disse que  a reunião técnica foi muito proveitosa. %u201CA grande maioria estava com dúvidas sobre o novo sistema. Através dessa reunião tivemos a oportunidade de saná-las%u201D,afirmou.
Anteriormente o sistema de auditoria do Tribunal de Contas  era o ACP.
Na quinta-feira passada, dia 21,  foi realizada na sede da Amurel palestra sobre este assunto.  


Assessoria de Imprensa AMUREL imprensa@amurel.org.br