O Fórum desencadeará uma série de ações que culturalmente abrirão caminho para prevenção.


O uso indevido de drogas tem se caracterizado como um problema de saúde pública, e tem gerado graves conseqüências sociais, já que direta ou indiretamente atinge a todos nós, a exemplo do álcool, cuja comercialização é permitida para maiores de 18 anos, é a droga lícita que mais tem causado danos à sociedade e contribuído ao mesmo tempo, para o aumento alarmante do índice violência nos centros urbanos. 


      As informações em referência reforçam a importância de uma atuação intensa sobre a problemática do uso indevido de drogas, procurando reduzir os danos que ela causa nos âmbitos individual: problemas de saúde, familiar: violência doméstica, problemas financeiros, social: acidentes de trânsito, violência em geral e econômico: faltas no trabalho, internações, demissões por justa causam.


   


      Municípios participantes do Fórum


      Tubarão, Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, São Martinho, Grão Pará, Braço do Norte, Armazém, Orleans, São Ludgero, Gravatal, Capivari de Baixo, Pedras Grandes, Treze de Maio e Sangão, que correspondem a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional Microrregião de Tubarão e Laguna, Imbituba, Imaruí, Garopaba, Paulo Lopes e Jaguaruna, que correspondem a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Mircrorregião de Laguna.


 


1. Proposta do Fórum


  . Integrar as políticas públicas e privadas impulsionando a cultura como forma de prevenção.


  . Instituir a família como maior canal de prevenção.


  . Buscar a inovação dos métodos utilizados como preventivos.


  . Acionar os meios de comunicação para uma ação informativa.


  . Mostrar as vantagens da prevenção.


  . Dar início às ações de prevenção na educação, esporte e cultura.


 


 


2. Título


I FÓRUM REGIONAL ANTIDROGAS


 


3. Data e Local


Dia 28 de novembro de 2005


Espaço Integrado de Artes Unisul


Início às 14 horas


 


4. Ações.


As ações propostas por este Fórum vão além do resultado alcançado pela sensibilização da causa. A cultura de um povo também é constituída de prevenção. È preciso desenvolver estratégias que incluam a prevenção em nossa cultura.


Posteriormente ao Fórum um trabalho de prevenção junto à comunidade será desenvolvido de modo a proporcionar resultados positivos já nos primeiros meses.


  


5. Temas


Prevenção


Tratamento, Recuperação e Reinserção Social


Redução de Danos Sociais e à Saúde


O Papel da Família


Ações Preventivas e Parcerias


 


6. Parceiros


Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Microrregião de Tubarão, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Microrregião de Laguna,


Governo do Estado de Santa Catarina, Unisul, Instituto Internacional de Prevenção As Drogas.


7. Investimentos


O enfoque principal desta gestão é a criação de programas e parcerias com a iniciativa privada, estimulando a capacitação de multiplicadores. Investir nas pessoas. Os recursos serão destinados a investimentos informativos de projetos específicos, admitindo-se uma   aplicação em capacitação de pessoal e despesas pré-operacionais.


 


8. Resultados


As intervenções preventivas constituem um dos vetores essenciais de qualquer estratégia Regional de controle do “problema das drogas%u201D. No entanto, a impacto das ações de prevenção na redução dos problemas relacionados com o abuso de substâncias psicoativas depende, em larga medida, do grau em que tais ações sejam capazes de integrar os métodos, atividades e outras características que os estudos tem identificado como estando associadas aos programas mais eficazes nesta área. Promover a transposição dos conhecimentos científicos acumulados neste domínio para programas de prevenção, tentando superar o hiato existente entre a teoria e a prática, representará um dos mais significativos desafios da prevenção do uso indevido de drogas.


 


9. Realização


IIPdrog ( Instituto Internacional de Prevenção as Drogas )


Declarado como Utilidade Pública Estadual sob nº 14.384  


Declarado como Utilidade Pública Municipal sob nº 11.048           


Declarado como OSCIP sob nº 08026.001053/2.004-01,conforme certificação do Minist. Da Justiça  


 


Sede Regional Sul – Paraná.Santa Catarina.Rio Grande do Sul
Endereço
:
R. Wenceslau Braz, 353
Bairro Aeroporto.Tubarão – Santa Catarina . CEP: 88.705-070
Fone: (0XX48) 626-6568


Sede Administrativa
Diretor Presidente – Antonio Carlos Basilio da Silva
Endereço:
R. Barão do Rio Branco, 63 – 7ºandar cj.704
Centro . Curitiba – Paraná . CEP: 80.010-180
Fone: (0XX41) 3029-4484 / (0XX41) 3013-1080
          (0XX41) 224-2530 /