You are currently viewing Amurel presta contas

 
O ano de 2005 para a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), foi positivo para o secretário executivo Jorge Leonardo Nesi. Essa afirmação foi calçada nos grandes serviços prestados aos municípios que compõem a instituição.

Vários projetos foram encaminhados pela Amurel em benefício das 17 cidades. Entre as obras destacam-se pontes, quadras de esportes cobertas e descobertas, ginásios, pavimentação e saneamento. Foi prestado auxílio às prefeituras nos setores de administração, contábil e jurídico, foram oferecidos treinamentos tanto na parte social como na técnica e na administração financeira e se engajou na luta pela recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão.


A Amurel também atuou nas questões sobre a continuidade das obras do Aeroporto Regional de Jaguaruna, no asfaltamento dos acessos que ligam Tubarão a Pedras Grandes, Pedras Grandes a Orleans e Santa Rosa de Lima a Rio Fortuna. Está elaborando um mapa digital geo-referenciado, que contém informações sobre os municípios de ordem econômica, turística, urbanística, topográfica, dados de latitude, longitude, localização de igrejas, monumentos e também se engajou para o início da duplicação do trecho sul da BR-101. Foi celebrado também um convênio entre a Amurel e o governo do Estado onde através de sessão de uso, foi possível o envio de um aparelho de fax para cada prefeitura.


Em agosto, a Amurel comemorou seus 35 anos de existência. Para marcar a data, a sede passou a se chamar Estener Soratto da Silva, uma homenagem ao saudoso ex-prefeito de Tubarão. Uma grande festa foi realizada e foi servido um café colonial, onde cada cidade trouxe seu prato típico.


Para 2006, metas já foram estipuladas pela direção da Amurel. Segundo o presidente da entidade e prefeito de Jaguaruna, Marcos Tibúrcio, serão celebrados vários convênios, entre eles, com o Corpo de Bombeiros para a continuidade do projeto Golfinho, elaboração de material gráfico para divulgação do turismo da região e a participação da Amurel nas grandes feiras tanto na área turística como empresarial em todo o país. Aumentar os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), acompanhar os projetos de interesse dos 17 municípios em Brasília, discutir as atribuições dos municípios com as federações para que recebam mais recursos, que seja concluído as obras do aeroporto de Jaguaruna e a luta pelo projeto de construção da malha ferroviária que liga Imbituba a São Francisco do Sul, são outras ações para o ano que vem.


Fonte: Jornal de bairro