You are currently viewing FECAM transmite sessão pública de pregão em seminário



Quinhentos técnicos do setor de licitações e compras dos municípios catarinenses tiveram a oportunidade de acompanhar, no dia 31 de janeiro, uma sessão pública de pregão eletrônico do município de Biguaçu. O pregão aconteceu durante o Seminário de Licitações Públicas – Pregão Eletrônico e Presencial, promovido pela FECAM e CNM, no Hotel Cambirela em Florianópolis.


 


A prefeitura de Biguaçu realizou licitação pública para comprar 20 tipos de remédios. Para um dos itens, a previsão de gastos era de R$ 6 mil, mas através dos lances de diversos fornecedores, o custo reduziu para R$ 3.480,00. A economia do município em apenas um item foi de 36%.


 


Para que os participantes pudessem acompanhar toda a negociação a transmissão da sessão foi feita em telões instalados no auditório do evento. O pregoeiro de Biguaçu, Sergio Roberto Campos, juntamente com a equipe de apoio, realizava os procedimentos necessários para fazer a compra, através da Internet, operando o sistema de compras municipais – Cidadecompras . Enquanto isso, o diretor da CNM, James Mattos, narrava as etapas.


 


Durante o seminário, o assessor jurídico da FECAM, Edinando Brustolin, apresentou algumas vantagens de realizar compras de bens e serviços comuns utilizando a modalidade pregão. “Constata-se em média 20% de economia no valor dos contratos com o uso do pregão, conseqüência da possibilidade de negociação da proposta inicial – etapa de lances – e da ampliação da concorrência, principalmente no pregão eletrônico, cujo procedimentos ocorrem por meio da Internet”, explica.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM