You are currently viewing Marcos Tibúrcio relata ações da Amurel e aponta metas para 2006

Presidente Marcos Tibúrcio defende os interesses dos municípios associados. “A Amurel unida é mais forte”, garante


Uma nova bandeira está sendo encabeça pelo presidente da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) e prefeito de Jaguaruna, Marcos Tibúrcio. A luta agora é pela construção da malha férrea de Imbituba até São Francisco do Sul.A ampliação da ferrovia vai contribuir para o crescimento dos municípios catarinenses, especialmente os do sul do Estado, pois várias empresas da região poderão usar a ferrovia para escoar a produção. Para que esta obra seja realizada são necessários aproximadamente R$ 400 milhões.


Além desta luta, a Amurel vem se engajando em vários projetos para o desenvolvimento da região, entre eles está à construção do aeroporto regional de Jaguaruna, que já teve sua primeira etapa concluída e a obras de duplicação da BR-101, trecho sul.


Em Santa Catarina, as ferrovias foram grandes aliadas para o progresso de diversas colônias, facilitando o transporte da produção das regiões, facilitando a economia das mesmas e contribuindo para o desenvolvimento catarinense.


Hoje, o Estado é um dos mais competitivos do país e um dos maiores exportadores. Cerca de 30% da produção industrial catarinense destinam-se a países do exterior e aproximadamente 50% vão para os demais estados brasileiros. “Com a ampliação da malha ferroviária com certeza haverá um maior crescimento industrial na nossa região e demais cidades do Estado. As empresas terão mais competitividade”, declarou o presidente da Amurel, Marcos Tibúrcio.


O ano de 2005 para a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), foi positivo para o presidente, Marcos Tibúrcio. Váriosforam os serviços prestados aos municípios que compõem a instituição.


Segundo levantamento realizado, diversos projetos de obras foram encaminhadas pela Amurel em benefício às cidades, entre elas, destacam-se pontes, quadras de esportes cobertas e descobertas, ginásios, pavimentação e saneamento. Foi prestado auxílio às prefeituras nos setores de administração, contábil e jurídico. Foram oferecidos treinamentos tanto na parte social como na técnica e na administração
financeira.


A Amurel também se engajou nas questões sobre a continuidade das obras do Aeroporto Regional de Jaguaruna, Porto de Laguna e Imbituba, no asfaltamento dos acessos que ligam Tubarão a Pedras Grandes, Pedras Grandes a Orleans e de Santa Rosa de Lima a Rio Fortuna. A elaboração do mapa geo-referenciado e a duplicação do trecho sul da BR-101.


Uma das lutas maiores que foi encabeçada pela Amurel em 2005 foi o aumento das receitas dos municípios. “Com o trabalho realizado de levantamento junto as empresas da região foi registrado um movimento
econômico de 10% nas cidades. A Amurel definitivamente saiu do marasmo para a representatividade”, declarou Tibúrcio. Em 2005 a associação trabalhou e muito pela participação efetiva em todos os segmentos da sociedade. “2006 será ainda melhor”, finalizou.


Foi celebrado também em 2005, um convênio entre a Amurel e o Governo do Estado onde foi possível através de sessão de uso, o envio de um aparelho de fax para cada prefeitura. Nos 35 anos da associação foi
realizada uma grande festa, onde foi servido um café colonial, onde cada cidade trouxe seu prato típico.


Para o ano de 2006, metas já foram estipuladas para a Amurel. Foi celebrado um convênio com o Corpo de Bombeiros para a continuidade do projeto Golfinho, um programa de prevenção sobre os perigos do mar, conscientização, cidadania e meio ambiente. Aumentar os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), dar continuidade aos acompanhamentos de projetos de interesse dos 17 municípios em Brasília, discutir as atribuições dos municípios com as federações para que recebam mais recursos, que seja concluída as obras do aeroporto de Jaguaruna, são outras ações para 2006.

Fonte: Jornal de Bairro – ano IX – nº333