Estratégias para combater e evitar o aumento da violência em Tubarão foram apresentadas nesta sexta-feira (28), no auditório da AMUREL, a representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada. As propostas constam no projeto de autoria do prefeito em exercício, Maurício da Silva.
Partindo de dados alarmantes, como o fato de que 46% dos homicídios ocorridos no país são de jovens entre 15 e 24 anos, e de outras situações mais rotineiras, porém, não menos preocupantes, como a crescente falta de educação, respeito e polidez nos relacionamentos interpessoais, o projeto sugere ações que possam coibir ou mesmo eliminar as causas da violência no município.
Maurício da Silva destacou que ações urgentes são necessárias para que a violência observada no país, sobretudo nas grandes cidades, não tome proporções significativas no município. “Em Tubarão, a criminalidade ainda está sob controle. No entanto, as apreensões de drogas, de traficantes, de roubos e pequenos ladrões divulgadas nos jornais indicam que é hora de agir. Do contrário caminharemos velozmente para o rompimento irreversível do tecido social ou para o pânico generalizado, como nas maiores cidades brasileiras”, alertou Silva.
Dentre as propostas estão o oferecimento de opções de lazer e profissão a jovens de classes menos favorecidas, o fechamento de bares mais cedo e a formação de policiais comunitários. O projeto ainda propõe, entre outras ações, o combate mais efetivo ao consumo de drogas e até iniciativas de conscientização e incentivo à moralidade, como a luta contra a corrupção e o respeito às diferenças. “A idéia é envolver todos os setores da sociedade na compreensão da complexidade do problema e na proposição e execução de soluções, substituindo a acusação por cooperação”, destacou o prefeito em exercício.
O projeto inicial sugeria a criação imediata de comitês que se responsabilizassem pelo estudo e encaminhamento das diversas ações de combate à violência e criminalidade. No entanto, após sugestão de participantes do encontro, aprovada em votação, ficou estabelecido que antes será formado um comitê de diagnóstico da atual situação. Só de posse desses dados é que serão formados os demais comitês temáticos.
A próxima reunião, na qual já serão apresentados os resultados do trabalho do comitê de diagnóstico, ficou marcada para do dia 16 de agosto, às 8h30, no auditório da AMUREL.
Fonte:Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal Tubarão