Na sexta-feira aconteceu na ACIT, a primeira reunião de trabalho entre empresários e representantes políticos proposta pelo movimento Voto pela AMUREL. Com uma metodologia já definida em consenso entre os presidentes das associações empresariais envolvidas, o encontro foi marcado pela aproximação ainda maior das classes.
As reuniões, que buscam maior produtividade e objetividade nas decisões acerca das causas da região, integram agora o Conselho Político-Empresarial para o Desenvolvimento da Região e também já contam com um calendário pré-estabelecido: dia 16/03, será em Imbituba, 18/05, em Braço do Norte, dia 20/07, em Jaguaruna, dia 14/09, em Capivari de Baixo e dia 16/11 novamente em Tubarão.
Além de lideranças empresariais, a reunião do dia 8 contou com a presença do deputado federal Edson Bez de Oliveira, do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Júlio Garcia, dos deputados estaduais Genésio de Souza Goulart e Joares Ponticelli, do secretário do desenvolvimento regional Ademir Matos, do presidente da AMUREL, Moacir Rabelo, de vereadores e representantes do poder público municipal e da comunidade. Mesmo não estando presente, a senadora Ideli Salvati enviou seu representante e manifestou o apoio ao movimento, colocando-se à disposição para próximos encontros. A cada reunião serão levantadas sempre as duas prioridades consideradas macro: BR101 e Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, assim como uma ou duas de âmbito micro-regional, de acordo com a sugestão da associação empresarial anfitriã, dentro das prioridades previamente elencadas na campanha Voto pela AMUREL. Na sexta-feira, a ACIT pontuou também a questão da Arena Multiuso, apresentando aunda mais um projeto, o da Rodovia Turística Serramar.

Retorno

Os representantes políticos presentes à reunião de trabalho do Conselho Político-Empresarial para o Desenvolvimento da Região ficaram responsáveis por trazer, nos próximos encontros, um posicionamento sobre o andamento de cada uma das obras citadas, incluindo a pavimentação asfáltica de Pedras Grandes a Orleans, pleito solicitado pelo movimento Voto pela AMUREL, que está diretamente ligado à Rodovia Serramar. Os empresários manifestaram suas ansiedade pela conclusão destas obras que, segundo eles, condicionam o desenvolvimento regional sul.

Fonte: Elke Schuch Felácio – ACIT