You are currently viewing Garopaba realiza Seminário Regional sobre os Direitos da Criança e do Adolescente

 

Centenas de Conselheiros Tutelares da Região da AMUREL, representantes das prefeituras, Ministério Público e Governo de Estado se reuniram em Garopaba na sexta-feira passada durante o VI Seminário Regional pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Com as honras da casa preparadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Garopaba, desde às 8 horas já havia grande movimentação e dinâmicas de confraternização para os participantes. Logo a seguir autoridades locais e convidadas, à mesa, deram inicio aos debates e apresentação de temas e proposições para a melhoria das condições técnicas e medidas sócio-políticas em benefício da Criança e do Adolescente.

Considerando a importância da formação dos operadores do sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente para a efetivação da política de atendimento a estes segmentos como prioridade absoluta da família, da comunidade e do governo, a Prefeitura Municipal de Garopaba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e a Coordenadoria Regional da Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares (ACCT) – em parceria com organismos da Sociedade Civil e do Poder Público – propuseram o VI Seminário Regional de Formação para Operadores do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente da Regional AMUREL.

O referido Seminário tratou do tema "Experiências Práticas Exitosas no Atendimento em Rede da Criança, do Adolescente e da Família" e do lema "Criança e Adolescente: Prioridade Absoluta da Família, da Comunidade e do Governo". De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social de Garopaba, Diomar de Amorim, "este será um espaço importante para que pais, professores, autoridades, sociedade civil e governos assumam a responsabilidade e discutam estratégias de ações para a efetivação da proteção integral da criança e do adolescente". Ministraram conferência o Professor Roberto Diniz Saut (Programa Defesa Articulada dos Direitos Fundamentais e Vice- Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da  FURB), Hélio Abreu filho (Advogado e Presente da SERTE) e  Pedro Caetano de Carvalho (Filósofo e Juiz Aposentado).

O público beneficiado foram educadores, adolescentes, Conselheiros tutelares, Conselheiros dos Direitos, Representantes de ONG´s com atuação na área, Prefeitos, Vereadores, Deputados, Juízes de direito, Policiais civis e militares, advogados, Promotores de justiça, técnicos  e secretários das área da Educação, Saúde e Serviço social, Pastorais, membros dos fóruns temáticos de combate à exploração sexual infanto-juvenil, erradicação do trabalho infantil e fóruns DCA, técnicos do judiciário, Comissários da Infância e Juventude, Estudantes e Cidadãos.

Segundo o prefeito Luiz Carlos da Silva, Garopaba se sente honrada em sediar este seminário, acrescentou que "Estamos fazendo a nossa parte, mas ainda falta muito. Por isso contamos com a eficiência e a determinação desse importante trabalho que reforçamos aqui. Precisamos estar atentos para o futuro de nossas crianças. Elas refletirão no amanhã que estamos fazemos hoje  por elas", finalizou.

Confira as fotos aqui

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Garopaba