A troca de conhecimento através dos cases apresentados pelos Prefeitos no III Congresso Estadual de Gestão Pública Municipal, realizado pela FECAM em parceria com a AMOSC, em Chapecó foi o ponto máximo na busca por um desenvolvimento melhor dos Prefeitos em seus municípios. Cerca de 600 participantes, estiveram presentes e puderam conhecer experiências municipais bem sucedidas.
Para o Presidente da AMUREL e Prefeito de Armazém, Gabriel Bianchet, "o resultado que se pode tirar do Congresso é o melhor possível." Palavra do Presidente, ressalta Gabriel
O destaque para os Prefeitos da AMUREL ficou por conta da administração participativa implantada no município de Passos Maia, onde o Prefeito Osmar Tozzo (PMDB) demonstrou através de um case o planejamento e a participação da comunidade. Através desse sistema se está conseguindo resultados mais efetivos do que obteve em sua primeira gestão, entre 1997 e 2000. Devido à baixa receita, R$ 500 mil/mês, quase toda a arrecadação vai para os pagamentos obrigatórios, com salários, saúde e educação. Sobra apenas R$ 10 mil por mês para investir, de acordo com o Prefeito.
Para tentar otimizar os recursos, a administração fez um planejamento plurianual, para quatro anos, e criou um Conselho de Desenvolvimento Municipal, com nove membros da prefeitura e entidades sociais, além de 50 membros escolhidos pelas comunidades. "Quem ganha de mão beijada não valoriza tanto quanto aquele que ajudou", declarou o Prefeito Tozzo. Até agora a administração atendeu 8 comunidades, e acredita que, até 2008, as demais comunidades do interior serão beneficiadas pelo trabalho conjunto.
No encerramento do evento o Presidente da FECAM e Prefeito de Sombrio, José Milton Scheffer, destacou a aprovação da Escola de Gestão Pública Municipal, o bom relacionamento com a bancada parlamentar catarinense e a publicação do Guia dos Municípios Catarinenses como importantes conquistas para o Movimento Municipalista. "Este Congresso marcou o nascimento da nova Escola de Gestão Pública Municipal da FECAM, que será um braço fundamental na formação e qualificação dos servidores públicos municipais", disse.
Destaca-se ainda a Escola de Gestão Pública Municipal, que passará a funcionar com uma instituição de personalidade jurídica e sem fins lucrativos, comandada pela Federação e 19 associações de municípios.
As experiências dos municípios de Chapecó (SC) e de Mariana Pimentel (RS), com o Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD). O município gaúcho realiza as compras municipais pela Internet, utilizando o pregão eletrônico como modalidade de licitação pública.
A representante do governo mineiro, Renata Bernardo, apresentou o case "Choque de Gestão", criado pelo Governo de Minas Gerais, que tem como objetivo foi de alcançar um novo modo de operação do Estado, buscar zerar as dívidas, sanear as finanças e promover a eficácia da máquina pública.
Fonte: ASCOM/AMUREL