A reunião ocorrida hoje (15) na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), entre lideranças do sul e o secretário de articulação nacional Geraldo Althoff mostrou o otimismo dos que esperam ansiosamente pela conclusão da obra. O objetivo do encontro foi a entrega do protocolo no Ministério dos Transportes, da solicitação de inclusão no Plano Nacional de Viação, do acesso ao Aeroporto Regional Sul. A entrega foi feita esta semana, em Brasília, pelo Governador Luiz Henrique da Silveira, pelo Secretário de Infra-estrutura Mauro Mariani, juntamente com o Secretário Geraldo Althoff, que veio até a ACIT representando o Governo do Estado, repassar uma cópia do documento aos líderes da região.
Isso representa mais um passo no processo, que caminha em ritmo considerado normal. Em 30 dias o projeto da segunda etapa deverá estar concluído para então, ser lançado o edital, informação repassada pelo diretor de transportes aeroviários e hidroviários, Dilney Cabral Filho em reunião ocorrida esta semana na secretaria de infra-estrutura, da qual participaram o Secretário Mauro Mariani e lideranças do sul, entre elas a ACIT.
Ainda na reunião desta sexta-feira, Althoff esclareceu que em nenhum momento foi falado na possibilidade do Regional Sul não ser aeroporto de cargas. "Esta informação distorceu-se em função de ter sido comentado que este não seria o aeroporto de cargas do estado, mas sim, do sul", afirmou o Secretário.
Ele lembrou ainda do saudoso Humberto Ghizzo Bortoluzzi, que dá nome ao aeroporto e iniciou as discussões sobre a sua necessidade na região.
Presente na reunião, o prefeito de Jaguaruna e presidente do Consórcio Intermunicipal para a Desapropriação – CIARSC, Marcos Tibúrcio lembrou ainda que a escrituração não é mais entrave para o processo, mas há ainda a atenção quanto ao pagamento das 18 propriedades que não foram indenizadas. "A dívida será paga. Para isso, estamos buscando as parcerias da AMESC e da AMREC em reunião agendada para o dia 6 de julho".
Estiveram presentes ainda o presidente da ACIT, Eduardo Silvério Nunes, os diretores da Associação, Gilmar Zanini, Artur Esteves Corrêa, Luiz Alberto Silvério e Marcelo Siqueira, o secretário de desenvolvimento regional, Ademir Matos, o presidente da AMUREL, Gabriel Bianchet, o empresário Genésio A. Mendes, o presidente da Associação Empresarial de Jaguaruna, Evaldo Ávila da Silva, o presidente da CDL, Walmor Jung Junior, o presidente do Sindilojas, Alberto Botega, o secretário de indústria e comércio de Tubarão, Afonso Furghesti, entre outros presentes.
ASCOM/ACIT