Bertoldo Weber

A Ecocert Brasil beneficiará agricultores de toda a região. Exportações podem ser alavancadas.Santa Rosa de Lima, considerada a capital ecológica do Estado, passará a contar com um escritório da Ecocert Brasil, uma empresa certificadora do comércio justo, solidário e responsável, com alta credibilidade e aceitação nos mercados internacionais, em especialmente a União Européia.

Segundo o prefeito Celso Heidemann (PP), o benefício não é exclusividade apenas do município, e sim de todo o Vale do Braço do Norte e Encostas da Serra Geral. "Além das certificações, a Ecocert Brasil será parceira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da prefeitura no Centro de Formação de Agricultores existente na cidade. Novos conhecimentos e tecnologias e todo o tipo de orientações necessárias para o desenvolvimento dos agricultores em suas propriedades agora virão com maior facilidade", comemora o Prefeito. A equipe da empresa, criada na França em 1991, é constituída por profissionais gabaritados em agricultura orgânica e preservação ambiental.

No Brasil, a Ecocert foi fundada em 2001 por agricultores de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A partir daí, a empresa de certificação internacional passou a ser uma das maiores incentivadoras da agricultura orgânica no país.  Heidemann salienta que foi um empenho de dois anos para que a empresa certificadora decidisse instalar-se em Santa Rosa de Lima. A confirmação veio somente este ano, em janeiro. Como incentivo, a empresa receberá, do município, um ano de isenção do Imposto sobre Serviços (ISS).

Serviço
A inauguração do escritório ocorre hoje, às 19 horas, à rua Germano Hermesmeyer, no centro de Santa Rosa de Lima.

Fonte: Notisul, pág. 06