O relacionamento com os profissionais da mídia estadual, estratégias de comunicação para o setor público, o papel da comunicação na administração pública, novos produtos de comunicação e gestão de crise são os principais temas do Curso de Comunicação na Gestão Pública Municipal. São duas edições no Estado, realizadas nos dias 24 e 25 de setembro, em Itajaí e nos dias 26 e 27 de setembro, em Criciúma.
O curso é realizado pela FECAM em parceria com as associações de municípios das regiões do Vale do Itajaí e Sul – Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). A programação completa está disponível no portal da Federação: www.fecam.org.br. A capacitação tem duração de 16h. No primeiro dia, às 8h30, os participantes terão a oportunidade de conhecer os conceitos relacionados à comunicação governamental, o contexto da comunicação social governamental, comunicação estratégica, organização, estrutura e operacionalização da comunicação, sistema de comunicação de governo e estratégias de atendimento dos veículos de comunicação e empresas prestadoras de serviço.
No segundo dia, serão apresentados os novos espaços de comunicação em ambiente participativo e haverá também uma oficina para elaboração do Plano Estratégico de Comunicação. A FECAM apresentará a Rede Catarinense de Informações Municipais (RedeCIM). O projeto incentiva as prefeituras a disponibilizar um portal institucional na Internet. Dos 293 municípios, 160 já estão integrados à Rede. Segundo o presidente da FECAM, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio o setor de Comunicação nas prefeituras é extremamente importante para fortalecer o diálogo do gestor público com o cidadão. "A FECAM quer atuar mais próxima das secretarias municipais de comunicação, visando orientar os profissionais em conformidade com a legislação", disse.
A capacitação é voltada para os profissionais que desempenham atividades de comunicação (jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda) nas prefeituras catarinenses, além dos profissionais que atuam em veículos de comunicação e estudantes.
Edição Itajaí
Está etapa será coordenada pelo Professor Nelson Fossatti, Doutor em Comunicação Social pela PUC/RS e Mestre em Administração Pública pela UFRGS. Os principais temas abordados serão: os desafios da comunicação na gestão pública, os instrumentos de gestão em comunicação e a comunicação em ambiente participativo. Haverá também a apresentação do Conselho de Assessores de Imprensa da AMFRI, o primeiro colegiado de profissionais de comunicação dos municípios catarinenses.
Edição Criciúma
A principal novidade desta etapa é que os participantes terão a oportunidade de construir um plano mínimo de comunicação para as prefeituras catarinenses, alinhado com o plano de governo e com a busca de percepções e imagem positivas. Está oficina acontece no segundo dia. Os assuntos serão abordados pelo jornalista Paulo Costa, especialista em Gestão de Marketing e Mestre em Desenvolvimento Regional. Atuou também na Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Blumenau.
Fonte: ASCOM/FECAM