You are currently viewing Ciclo de Estudos do Tribunal de Contas realiza capacitação na AMUREL

Galeria de Fotos                                              

Mais fotos: site ex-improviso

Com a participação de mais de 150 pessoas o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina realizou em Parceria com a AMUREL o X Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, evento que aconteceu na Bolha, da UNISUL. O objetivo direto do Ciclo foi contribuir para o aperfeiçoamento do Controle Externo e da Administração Municipal, mediante orientação técnica, evitando a ocorrência de falhas, desperdícios e práticas irregulares.

Prefeitos das prefeituras Associadas participaram do Ciclo, o presidente da AMUREL e Prefeito de Armazém, Gabriel Bianchet, ressaltou a importância do evento e da presença dos técnicos do Tribunal de Contas do Estado na AMUREL. "Quero agradecer a presença do Tribunal aqui em Tubarão para atender a demanda da AMUREL em estar orientado a todos nós para que possamos estar a cada dia mais aplicados e corretos em relação a administração municipal", declara Gabriel. Participaram do evento os prefeitos Marcos Tibúrcio de Jaguaruna, José Schotten de São Martinho, Moacir Rabelo da Silva de Capivari de Baixo, Amilton Ascari de Grão Pará, Antonio Mauro Eduardo de Sangão, Romário Zapelini Ghisi de Pedras Grandes, Braz Guterro de Imaruí e Ângelo Zabot de Tubarão, que na oportunidade representou Carlos José Stüpp.

Temas como a importância do controle interno para assegurar a regularidade da gestão e afastar a responsabilização do Prefeito, o papel do TCE/SC e da Câmara no julgamento das contas municipais, Sfinge: especificação de fonte de recursos, plano de contas, certidão e alterações orçamentárias, a importância do controle externo para o chefe do poder executivo e as possibilidades de parceria/interação entre as Câmaras Municipais e TCE/SC, entre outros chamaram a atenção dos Prefeitos, e demais participantes, vereadores da região, secretários e servidores públicos. O Ciclo de Estudos interioriza a atuação do Tribunal de Contas, oportunizando a aproximação entre o órgão de controle e os responsáveis pela gestão dos recursos públicos municipais, permitindo o diálogo, a demonstração sobre posicionamentos técnicos e a apresentação de sugestões. Neste aspecto, os ciclos concretizam a missão assumida pelo TCE/SC e reiterada pela atual administração: antes de cobrar, orientar!

ASCOM/AMUREL