Amplas discussões, representatividade e boas perspectivas sobre os aeroportos Regional Sul, em Jaguaruna e Correia Pinto, marcaram a audiência pública realizada na manhã de hoje (01) pela comissão de transportes e desenvolvimento urbano da Assembléia Legislativa, coordenada pelo presidente, Deputado Reno Caramori. A Acit esteve presente através de seu vice-presidente, Glauco Caporal Fernandes e os diretores Murilo Bortoluzzi e Antônio Carlos Silvério.
Um dos avanços foi a elaboração em consenso, de um cronograma, contando com a participação do governo estadual e federal, que contempla para o mês de outubro a entrega dos projetos da segunda etapa e para ainda este ano o lançamento do edital de licitação da execução dos terminais de passageiros do Regional Sul. As lideranças políticas também farão um contato com o DNIT para que seja eliminada a necessidade do EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica Econômica Ambiental) para o acesso, uma vez que o aeroporto em si já comprova esta viabilidade. "Este estudo é exigido a toda obra que tem o envolvimento do DNIT, mas neste caso pode se abrir uma exceção já que o próprio aeroporto comprova a viabilidade e este seria um custo desnecessário", lembrou o diretor da secretaria de infraestrutura, Dilney Cabral Filho.
O cronograma prevê ainda que no início de 2008 caminhe paralelamente a fase de balizamento e aparelhamento do aeroporto, que deverá contar com recursos do Profaa (Programa Federal de Auxilio a Aeroportos). Um outro passo é que, ainda este ano o aeroporto conte com o apoio do Fórum Parlamentar para a inclusão no orçamento de 2008 dos recursos necessários vindos do governo federal. Presente na audiência, a senadora Ideli Salvatti confirmou, mediante o acordo feiot entre os governos federal e estadual: "farei todo o esforço na esfera federal". Para o deputado Décio Góes, um dos proponentes da audiência de hoje, juntamente com os deputados Genésio Goulart e Joares Ponticelli, é preciso levar à risca o cronograma definido hoje e ainda que "a região fale uma linguagem única".
Também presente, o secretário de infraestrutura do estado de SC, Mauro Mariani lembrou que o estado antecipou recursos na primeira etapa, para que esta fase se concluísse e enfatizou: "o governo do estado quer e vai continuar fazendo sua parte no processo". Ele, que na próxima quarta-feira estará com o ministro Nelson Jobin, reforçará a importância do governo federal na obra do acesso e nos equipamentos. "O ministro já sinalizou que priorizará os aeroportos regionais", lembrou. "Temos que elencar as pendências e delegar tarefas. Os governos federal e estadual estão dispostos a fazer a sua parte portanto, temos que olhar daqui pra frente e fazer de tudo para a rápida continuidade do Aeroporto Regional Sul", declarou o deputado Edson Bez de Oliveira, que representou o Fórum Parlamentar.
Também estiveram presentes os representantes da classe empresarial de Jaguaruna, Garopaba, Imbituba e Araranguá, além do presidente da Facisc (Federação das Associações Empresariais de SC), José Carlos Furtado Neves e do secretário executivo da Amurel, Jorge Leonardo Nesi. O deputado Reno Caramori encerrou a reunião lembrando do Conselho Político Empresarial para o Desenvolvimento da Região, mencionando ainda a importância do porto de Imbituba.
Fonte: ASCOM/ACIT