Em entrevista gravada neste dia 12 de novembro (segunda-feira) o Presidente da AMUREL e Prefeito de Armazém, Gabriel Bianchet, falou ao apresentador Arilton Barreiros, no programa de TV a Cabo, sobre o ano de 2007 na AMUREL. Entre vários pontos discutidos ressaltou a participação de todos os municípios nos cursos, assessorias e serviços prestados pela Associação.
O Secretário Executivo da entidade, Jorge Leonardo Nesi, também fez parte do programa e também destacou os serviços oferecidos as Prefeituras Associadas. Foi citado os projetos da assessoria de arquitetura e urbanismo em relação a revitalização urbana que foram concluídos como a dos municípios de Santa Rosa de Lima e São Ludgero, projetos de edificações como os de Gravatal e Armazém e projetos em execução como a revitalização de duas praças em Pedras Grandes e a reforma do Ginásio e implantação da Praça Esportiva de Jaguaruna. Também foram citados os trabalhos da equipe de engenharia onde todos os municípios fizeram uso dos serviços.
O Presidente Gabriel Bianchet ressaltou a importância das parcerias com outras entidades em defesa do desenvolvimento da região. "Nós sempre trabalhamos juntos e não vai ser diferente, precisamos estar unidos para buscar o melhor para os municípios", destaca. Jorge Leonardo Nesi enfatizou o acompanhamento da AMUREL nas ações relacionadas aos municípios como plano diretor, consultorias, projetos de captação de recursos, contas anuais, etc. "Hoje os municípios tem consciência que o Tribunal de Contas é um órgão auxiliador e não punitivo como muitos pensavam", declara.
Para o Presidente Gabriel Bianchet os municípios com menor número de habitantes deveriam receber a qualificação de região metropolitana para que os recursos e outras benefícios pudessem ser usufruídos pela população também. A entrevista encerrou com destaque da participação das Prefeituras nos eventos realizados na Associação com mais de 1.200 pessoas e o acesso rápido as informações com o portal da AMUREL (www.amurel.org.br), com cerca de 41.909 acessos, de janeiro à outubro deste ano.
O programa deve ser exibido na primeira semana de dezembro na TV a Cabo em Tubarão e reapresentado em janeiro de 2008.
Eduardo Zabot, Ascom/AMUREL