O povoamento de Gravatal, como o da maior parte das cidades do sul do Estado, se deve ao deslocamento de moradores da Colônia de Santo Antônio dos Anjos da Laguna – a atual Laguna, que no passado abrangia toda a Região Sul. Em 1842, João Martins de Souza, um dos fundadores de Gravatal, estabeleceu-se no local, fez grandes lavouras de mandioca e cana-de-açúcar, construiu dois engenhos e dois alambiques e abriu estradas. Entre 1880 e 1885, chegaram as primeiras famílias de imigrantes italianos e em 1910, os alemães. Apesar da influência dessas etnias, a tradição açoriana dos primeiros colonizadores ainda é forte na cidade, tanto na arquitetura quanto nos hábitos populares. Gravatal foi elevada a município em dezembro de 1961. Suas terras férteis garantiam o suporte econômico através da agricultura, substituída pelo turismo como mola-mestra da economia local a partir da descoberta das termas.
Responsáveis pelo desenvolvimento turístico e econômico da região, as águas termais de Gravatal são consideradas as segundas do mundo, superadas em qualidade apenas pelo complexo de Aux-Les Therm, na França. Captada e aproveitada "in natura" por sete hotéis instalados no complexo termal, a água jorra a uma temperatura média de 37ºC, com vazão de 40 litros por segundo. A cidade também tem História: visite a Igreja de São Sebastião, com mais de 150 anos, localizada no centro da cidade, a Gruta Nossa Senhora da Saúde e o Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
A rede hoteleira de Gravatal é considerada de primeira linha, com hotéis de categoria internacional, cabanas, áreas de camping e pousadas. A rede gastronômica também é de primeira, com predomínio dos pratos da culinária italiana. A cidade conta com boa infra-estrutura de lazer e entretenimento, além de centros comerciais e pontos de venda de produtos típicos. O maior atrativo turístico de Gravatal é a Estância de Águas Hidrominerais, que leva até a cidade milhares de visitantes de todas as regiões do Brasil. Suas termas estão classificadas entre as melhores do mundo. A água é captada "in natura" pelos hotéis, que têm piscinas coletivas e banheiras individuais nos apartamentos, contando também com excelente infra-estrutura de gastronomia e lazer.
A cidade de Gravatal, privilegiada pela mão natureza, apresenta uma mistura muito especial de suas águas quentes com suas paisagens deslumbrantes. A região local é repleta de atrações como mirantes naturais, grutas, cachoeiras, trilhas, sítios e propriedades rurais, que são um prato cheio para os amantes da natureza e são lembradas para sempre pelas pessoas que por aqui passam.
Quem se dispõe a conhecer a região e suas atrações, pode faze-lo por meio de estradas rurais, que quando não chegam até o local desejado, normalmente ficam bem próximas, dispensando grandes caminhadas. Alguns dos lugares que podemos destacar, e que estão nas fotos ao lado são: Pedra do Índio, Morro Seco (Morro de Fátima) e Cachoeiras de São Roque. Geograficamente bem localizada, Gravatal proporciona a possibilidade de conhecermos lugares muito interessantes, bastando percorrer alguns poucos kms por asfalto ou estrada de terra, dependendo do destino.
Conheça a administração de Gravatal