A importância da descentralização e da visão coletiva de desenvolvimento foi o assunto debatido na manhã dessa segunda-feira (24), no auditório da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna), durante o seminário de desenvolvimento regional promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Tubarão juntamente com o Projeto Meu Lugar (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O objetivo do evento foi de capacitar o Conselho de Desenvolvimento Regional, para uma nova visão de captação de recursos e de gestão pública.
A abertura do Seminário foi realizada pelo presidente da AMUREL, José Schotten, prefeito de São Martinho, que falou da importância de se orientar os governantes a trabalharem de forma descentralizada.
Ainda falando sobre a descentralização, o secretário de Articulação Nacional do Estado, Geraldo Althoff, lembrou que os prefeitos devem trabalhar no coletivo, não pensar nos projetos apenas para o seu Município, mas apresentá-los aos outros e assim ganhar força para sua efetivação, visando o desenvolvimento de toda a região.
Para o vereador Mauricio da Silva, coordenador do projeto meu lugar, esta iniciativa é uma ferramenta de mudança de cultura, que ele visa o desenvolvimento através de união. O encerramento do evento foi feito pelo servidor do setor de planejamento da AMUREL, João Roberto Smania Cataneo, que falou sobre a assessoria e formatação dos projetos que a associação realiza para os Municípios associados.
Fonte: Comunicação Amurel
Expressiva Comunicação