Participar ativamente da compra consorciada de serviços de saúde em benefício da população é um dos principais desafios do CIS – AMUREL, Consórcio Intermunicipal de Saúde da região da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna)
Os próximos passos do CIS-Amurel serão o de se adequar às leis municipais e em seguida, credenciar as empresas prestadoras de serviço de saúde.
Segundo Ivania da Silva May, servidora do CIS – AMUREL, o objetivo é assegurar o acesso do cidadão aos serviços de saúde pública de forma integral, no que envolve média e alta complexidade. Desta forma, ao aderir ao Consórcio, a Prefeitura realizará mensalmente o repasse de recursos, que poderá variar de acordo com a sua lei autorizativa, pois estipula um valor per capita/mês de R$ 0,10 a R$ 3,00 por habitante. De acordo com a servidora, quem vai definir o que e onde investir será o Administração de cada Município, pois é ela que sabe a real necessidade da sua população. Assim, este novo serviço estará dedicado a atender o morador do Município consorciado, de uma maneira mais efetiva na área da saúde. "Ao encerrar as atividades anuais, o recurso investido neste período, que não foi utilizado, retornará ao Município", explica.
O atendimento básico continuará sendo nos Postos de Saúde. Uma vez que o usuário não disponha dos serviços, em caso de maior complexidade, caberá à Secretaria de Saúde encaminhá-lo ao serviço de saúde, solicitado então aos prestadores conveniados pelo CIS-Amurel.
Atualmente o Consórcio já conta com prestadoras na região de Joinville, São José e Florianópolis, através de parceria com o Consórcio da AMUNESC (Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina), efetivada entre as duas Associações no início do mês de março.
Primeira reunião
No mês de março, aconteceu na Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL) a primeira reunião entre os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) da AMUREL e da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), após firmada parceria de prestação de serviços entre as duas entidades. Esta reunião inicia na prática o processo de re-implantação do CIS-AMUREL, com a participação do coordenador do CIS-AMUNESC, Dario Salles, do coordenador do CIS-AMUREL, Oldacir Rech e a servidora do CIS-AMUREL, Ivania May, onde foram estabelecidas prioridades para a agenda do Consórcio. Entre as principais atividades a serem desenvolvidas está o estudo das leis autorizativas dos Municípios associados, a fim de reformulá-las a partir das necessidades apresentadas. Também foi discutida a elaboração da Ficha de Previsão Orçamentária dos Municípios e a estruturação da rede de prestadoras de serviços de saúde que abrangerá todo o Estado de Santa Catarina.
Segundo Ivana, depois de executadas estas primeiras atividades, o Consórcio já estará apto para começar a atender as regiões.
Municípios interessados em maiores informações sobre como aderir ao CIS-AMUREL podem ser obter informações através do telefone (48) 3626 5711.
Fonte: Comunicação Amurel
Expressiva Comunicação