Lideranças das classes política e empresarial da região estiveram reunidas na sexta-feira (18), na sede da ACIVALE, em Braço do Norte, para a segunda reunião do ano do Conselho Político Empresarial para o Desenvolvimento da Região.
Além das prioridades macrorregionais, BR101 e Aeroporto Regional Sul, foram debatidas as prioridades microrregionais: Regionalização do Hospital Santa Terezinha, Anel Viário e Pavilhão da Expovale.
Quanto à duplicação da BR101, o superintendente do DNIT, João José dos Santos já confirmou sua presença na próxima reunião, que será em Jaguaruna, dia 20 de junho, onde fará uma explanação do andamento da obra.
Em relação ao Aeroporto, a previsão de lançamento do edital da segunda etapa, pelo governo estadual, ficou ainda para abril, dependendo apenas de trâmites burocráticos. Também foi dada a notícia de que a AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) estará participando do consórcio pela desapropriação.
A estruturação do Hospital Santa Terezinha, que busca a regionalização, depende agora da liberação dos recursos para a confecção do projeto, aprovado na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte. Um próximo passo do Conselho será manifestar ao Secretário da Saúde, Dado Scherem e ao vice-governador Leonel Pavan – que em visita recente a Braço do Norte, comprometeram-se com a causa -, a importância de se priorizar esta liberação.
Já o Anel Viário, também de Braço do Norte, acompanha a definição do Plano Diretor da cidade que deve ser aprovado nos próximos dias. Com isso, será encaminhado pelo Conselho ao governo do estado, o projeto do Anel Viário, solicitando a sua execução.
Também foram citadas as prioridades microrregionais da reunião anterior: Porto de Imbituba e Resex. Sobre a primeira, os deputados envolvidos buscarão, junto ao governo federal, destravar o processo burocrático de liberação de recursos do Plano Nacional de Dragagem, já que o Porto de Imbituba já está entre os cinco portos do país a ser contemplado. A respeito de Resex, foi entregue oficialmente ao Conselho o parecer do procurador geral do estado, Sadi Lima, que declara como de propriedade do estado, as águas das lagoas de Ibiraquera e Garopaba.
Participaram da reunião o presidente da AMUREL, prefeito José Schotten, o secretário executivo Jorge Leonardo Nesi, os presidentes das Associações de Braço do Norte, Valneide Exterkoetter; de Capivari de Baixo, Itamar da Silva Matos; de Imbituba, Pedro Kusniecow, além do deputado Federal Edson Bez de Oliveira, deputados estaduais Reno Caramori, Joares Ponticelli e Genésio Goulart, secretário de desenvolvimento regional de Braço do Norte, Gelson Padilha e representantes do deputado estadual Júlio Garcia, José Ney Ascari; do secretário de articulação nacional Geraldo Althoff, Celso Meneghel e do secretário de desenvolvimento regional de Tubarão César Damiani, José Roberto Cardoso Tournier.
Comunicação AMUREL
Expressiva Comunicação