O presidente da AMUREL (Associação do Município da Região de Laguna), prefeito de São Martinho, José Schotten, juntamente com o secretário executivo, Jorge Leonardo Nesi, participaram nesta segunda-feira (12), no restaurante Ataliba da homologação da Sicredi Sul Caterinense SC, primeira cooperativa de crédito de livre admissão do sul do estado, o que permite livre acesso de pessoas físicas e jurídicas independente do segmento onde atuam.
Em pauta, a aprovação do estatuto social, do nome da cooperativa, da filiação ao sistema Sicredi, que conta com 131 cooperativas de crédito em 10 estados brasileiros, sendo 18 no estado, e a escolha dos primeiros conselhos administrativo e fiscal. Também foi feito pelo sistema Sicredi, o aporte de R$ 300 mil através do Fundo Garantidor de Solidez, um investimento que contribuirá com o início das atividades da cooperativa juntamente com o capital inicial investido por seus sócios fundadores.
Dentro do Conselho Administrativo, foram eleitos como presidente e vice-presidente, respectivamente, os empresários Eduardo Alexandre Tavares e Glauco Caporal Fernandes.
Para o presidente da Comissão de Planejamento da Cooperativa, Juarez Bittencourt Júnior, o cooperativismo é um sistema fomentador do desenvolvimento. "Estaremos fomentando o desenvolvimento empresarial desta cidade e região, por isso, é fundamental que nós sejamos multiplicadores, pois o sistema precisa da participação de todos", destacou.
Também presente, o vice-presidente da Central Sicredi, Gerson Ricardo Seefeld concluiu o evento declarando que esta é uma forma de escrever a história do município. "Hoje estamos diante de um novo desafio, iniciar o trabalho de uma cooperativa de crédito que terá a dimensão que a comunidade e seus cooperados quiserem. Depende apenas da participação máxima de cada um", declarou. Ele concluiu dizendo que as cooperativas representam hoje 5% do mercado financeiro no país, o que mostra um grande potencial de crescimento comparado com o Canadá, que possui 30% e os Estados Unidos, onde 80 milhões de americanos são cooperados a esse sistema.
Os próximos passos para que a Sicredi Sul Catarinense SC inicia sua operacionalização é a aprovação da diretoria pelo Banco Central, escolha do local onde será sua sede, contratação de pessoal, além de se alcançar a meta de 300 sócios fundadores, sendo que hoje a cooperativa já conta mais de 150 coperados .
Serviço:
Toda pessoa física e/ou jurídica pode fazer parte da Sicredi Sul Catarinense deve entrar em contato com Mariele.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMUREL
Expressiva Comunicação