No dia 20 de maio, gestores municipais e estaduais estiveram reunidos no auditório da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna). Em pauta, discussão e análise do relatório das Câmaras Técnicas de Gestão e de Ensino – Serviço acerca da composição da CIES (Comissão de Integração Ensino e Serviço), conforme artigo 5º da Portaria GM/MS 1996/2007; apresentação do relatório situacional do Programa de Combate à dengue e à febre amarela da região da AMUREL; Política Estadual de Saúde Mental com técnicos da Coordenação Estadual de Saúde Mental e da DIAF (Diretoria de Assistência Farmacêutica); Portaria GM/MS nº 2.583 e deliberação 008/CIB/08 que dispõe sobre o elenco de insumos disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), nos termos da lei nº 11.347 de 2006 e por fim, o Co-financiamento da atenção Básica.
Sobre a CIES, foi passado aos gestores de saúde a sugestão de composição para a CIES, que foi homologado pelo Colegiado de gestão Regional e Saúde, assim como o edital de nº 001/008 que encontra-se à disposição no site da AMUREL. Lembrando que a data limite para as inscrições é dia 06 de junho.
Sobre o Programa de Combate à dengue e a febre amarela urbana da região da AMUREL, foi apresentada a atual situação de Santa Catarina e dos municípios da região. Segundo a responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Claúdia Bevaleitti Ochs, é importante que todos colaborem para combater a dengue. Uma forma de evitar que a doença chegue ao Estado é que se proponha um trabalho em conjunto com os municípios, e se viabilize a construção de Ecopontos. O objetivo é disponibilizar locais controlados pelas prefeituras para receber os pneus recolhidos pelo serviço público ou descartados voluntariamente pela população, diminuindo assim os criadouros da larva do mosquito.
O demais assuntos serão discutidos pelas respectivas Câmaras Técnicas e depois, passado o relatório ao Colegiado de Gestão Regional, que tomará as devidas providências.
Fonte: Comunicação AMUREL
Expressiva Comunicação