A reunião do Conselho Político Empresarial para o Desenvolvimento da Região, que aconteceu em Jaguaruna, na sexta-feira (20), trouxe à pauta mais uma vez as prioridades macro e microrregionais. A novidade é a inclusão de mais uma reivindicação macro além da BR101 e do Aerporto Regional Sul: a expansão da malha ferroviária. Através disso, as lideranças políticas e empresariais que integram o Conselho defenderão as três prioridades macro em todas as reuniões, juntamente com as microrregionais apresentadas pelos municípios-sede.
O encontro, terceiro do ano, também contou com a presença do superintendente do DNIT, João José dos Santos que, juntamente com o supervisor regional, Avani Aguiar de Sá apresentaram dados atualizados sobre a duplicação do trecho sul da BR101. Segundo eles, o andamento físico da obra aponta conclusão nos processos de terraplanagem e obras complementares, sendo que a pavimentação está 57% concluída, a drenagem 97% e as obras de artes especiais 54%.
Quanto ao Aeroporto Regional Sul, o presidente da ACIT e secretário do Conselho, Eduardo Silvério Nunes manifestou a preocupação quanto a não inclusão do terminal de cargas da obra, no edital de licitação assinado pelo governador dia 24, na ACIT. Segundo o secretário de desenvolvimento regional de Tubarão, César Damiani, o terminal de cargas existe no projeto, mas não está incluído neste edital. Diante disso, ele estará agendando com o governador e o secretário Mauro Mariani, uma audiência a fim de esclarecer o assunto. Eduardo informou ainda que os presidentes das Associações Empresariais de Criciúma, Santos Longaretti e de Araranguá, Karoly Agardi apóiam esta iniciativa, o que reforça a união do sul.
Das prioridades microrregionais, foram citadas ainda a estruturação do Hospital de Caridade e o abastecimento de energia elétrica na região, tendo em vista também a sinalização de investimentos privados em Jaguaruna. Esta é mais uma conquista do Conselho, já que a Celesc investiu recentemente em mais uma subestação. O Porto de Imbituba, Arena Multiuso, Rota Turística Serramar, RESEX e Presídio Regional de Tubarão foram outros pleitos citados. A próxima reunião será em Garopaba, dia 18 de julho.
Comunicação AMUREL
Expressiva Comunicação