Dayane Nunes
ASCOM/FECAM

Foram mais de 8 milhões de reais economizados por 22 municípios catarinenses, neste semestre. Esta economia foi gerada pelo uso do pregão eletrônico na compra de bens e serviços pelas prefeituras. Os dados são do relatório do portal de compras eletrônicas – CidadeCompras, divulgado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) nesta semana, que em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibiliza esta solução aos municípios catarinenses.

No relatório, os municípios de Concórdia, Caçador, São Bento do Sul, Capinzal, Biguaçu, Tubarão e Ibirama foram as prefeituras que mais economizaram nas compras municipais entre os 22 municípios que realizam pregões eletrônicos por meio do CidadeCompras, no período de janeiro a julho de 2008.

Concórdia realizou 25 pregões para aquisição de 3.465 itens. Inicialmente, o preço estimado para contratar todos esses itens era de 7 milhões de reais, mas com a ferramenta eletrônica de compras o município economizou cerca de 2 milhões de reais. Os pregões foram realizados, principalmente, para a aquisição de medicamentos, alimentos, peças, ferramentas, materiais de expediente, limpeza e higiene, um automóvel, entre outros.

Segundo o assessor jurídico da FECAM, Edinando Brustolin, a FECAM está incentivando os municípios a realizarem as compras municipais pela internet, por meio do sistema Cidadecompras, visto as inúmeras vantagens desta modalidade, entre elas, a facilidade no processo de aquisição de bens e serviços, agilidade no processo de compras, economia as cofres públicos e transparência nas compras municipais.

Acesse www.cidadecompras.com.br .