Agência CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) deu início, neste domingo, 19 de outubro, ao evento Novos Gestores: Um Pacto pela Qualidade da Gestão. Gramado, situado a aproximadamente 100 quilômetros da capital Porto Alegre (RS), foi o município escolhido para abrir a rodada de encontros que vai percorrer todo o Brasil até dezembro. Diante de quase 500 prefeitos convidados, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, discursou e foi aplaudido.
“Saudações aos prefeitos dos pequenos e grandes municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul", disse. "Nós sabemos das dificuldades de sermos gestores, de administrarmos com independência e autonomia. Estamos aqui para discutirmos formar e mecanismos de melhorar a gestão municipal que começa em 2009”, declarou o presidente da CNM.
Após a acompanharem o Hino Nacional, a mesa de autoridades foi composta com nomes de peso do municipalismo brasileiro como o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Elir Domingo Girardi e o vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios Catarinenses (Fecam), José Milton Scheffer. Também dividiram a bancada com Ziulkoski, o deputado federal Vilson Covatti e o presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP) – um dos parceiros da CNM no evento -, Carlos Sperotto. Representando o Poder Federal e Estadual, respectivamente, estavam presentes o secretário de assuntos Federativos da Presidência da República, Júlio Hector Marin e o secretário de relações institucionais do Rio Grande do Sul, Celso Bernard.
“A sociedade está organizada para cobrar mais responsabilidade dos eleitos. O gestor público precisa estar perto da população. Por isso, parabenizo a CNM por promover um encontro como este, que ajuda os prefeitos a fazerem uma boa gestão”, afirmou Bernard.
O representante do governo do estado gaúcho não foi o único a elogiar a iniciativa da CNM e das entidades estaduais. Pedro Bertolucci, prefeito do município anfitrião do evento, disse estar orgulhoso por Gramado receber um encontro promovido pela Confederação. “Esta reunião de gestores tem um significado muito importante para Gramado, é um espaço democrático para a troca de experiências entre os prefeitos”, afirmou. Ao final de seu discurso, Bertolucci agradeceu a oportunidade ao presidente Ziulkoski que, garantiu. “É o homem que mais entende de municipalismo no país”, afirmou.
O deputado Vilson Covatti também fez uso da palavra e resumiu a credibilidade da CNM: “Os atos organizados pela Confederação são os mais importantes em nível nacional para os municípios. O Novos Gestores é um destes caminhos para buscarmos conquistas aos entes federados”.
Em seguida, Ziulkoski convidou os presentes a assistirem a um vídeo com informações da entidade. As imagens também mostraram aos prefeitos a forma como trabalham em prol do municipalismo brasileiro os mais de 250 colaboradores da Instituição.
Antes de partir para a primeira palestra, intitulada ‘A CNM e o Movimento Municipalista: lutas, conquistas e perspectivas’, Ziulkoski lançou um desafio. “A função do evento também é provocativa. Queremos idéias, discussões que nos façam crescer como gestores. Precisamos unir forças e atuar em conjunto”, resumiu.