Agência CNM
O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Biblioteca Nacional, instituiu na última quarta-feira, 19 de novembro, oito modalidades de premiação literária como incentivo à Produção Intelectual. O Edital divulgado estabelece normas de participação concedendo oito prêmios nas seguintes categorias: Romance, Conto, Poesia, Ensaio Literário, Ensaio Social,Tradução, Projeto Gráfico, Literatura Infantil e Juvenil. A CNM apóia a iniciativa e orienta os gestores a estimularem professores, poetas, escritores ou ensaístas a se inscreverem para concorrerem ao prêmios.
O prêmio estipulado para cada modalidade de produção intelectual é de R$ 12.500,00. As obras inéditas que têm direito a concorrer são aquelas lançadas entre 01 de dezembro de 2007 a 31 de outubro de 2008, e devem estar em dia com a Lei do Depósito Legal, possuindo o número de ISBN.
Os critérios de avaliação se basearão em contribuição do autor à cultura nacional, qualidade literária, projeto gráfico, qualidade de acabamento, impressão e encadernação. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora, composta por críticos literários, professores universitários e profissionais renomados da área literária, profissional e mercado editorial nacional.