Apesar de a AMUREL não ter sido castigada pelas chuvas na mesma proporção de outras regiões do Estado, por aqui também houve alagamentos e inundações em alguns municípios. E as enchentes podem causar sérios danos à saúde da população, pois afetam os sistemas de água e saneamento. Para reduzir os riscos de infecções nas áreas atingidas, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Vigilância Sanitária, divulgou cuidados estratégicos a serem observados tanto durante as cheias quanto na hora da limpeza dos imóveis.

CUIDADOS COM ALIMENTOS

Todo alimento que ficou submerso ou umedecido não deve ser consumido mesmo que esteja em embalagem plástica;
Caso tenha ocorrido falta de energia e os alimentos tenham ficado na geladeira, sem contato com a água da chuva, não consumi-los nas seguintes ocorrências: se tiverem alteração de cor, odor ou de consistência. Por exemplo: carne crua muito amolecida;
Os alimentos enlatados que ficaram submersos também não devem ser consumidos.

CUIDADOS COM A ÁGUA

Moradores de casas abastecidas pelo sistema público de água devem entrar em contato com a empresa responsável pela distribuição caso observem alguma alteração na água da torneira (como odor ou coloração diferente do habitual).
Se a água provém de outras fontes e a casa tiver sido atingida pela enchente, os moradores precisam tomar os seguintes cuidados:
Antes de utilizar a água, tratá-la com hipoclorito de sódio. A receita é 5 (cinco) gotas de hipoclorito de sódio para cada litro d"água. Consumir a água 30 minutos depois da utilização do cloro;
Caso não se tenha hipoclorito de sódio, a fervura da água antes do consumo é uma alternativa segura e deve ser feita quando a água estiver turva.

Qualquer dúvida, procure a Vigilância Sanitária da sua cidade.

NA HORA DA LIMPEZA

As enchentes aumentam os riscos de contágio de doenças como a leptospirose, por causa do contato da população com a água e lama contaminadas. A ingestão de água contaminada também acarreta risco de contrair de hepatite A ou diarréias. Em função disso, é preciso evitar o contato com a lama que fica das enchentes, pois ela é altamente infectante. Use sempre luvas e botas. Esses acessórios também ajudam na proteção contra os animais peçonhentos que saem de suas tocas devido às águas.

É necessário limpar e desinfectar os reservatórios de água mesmo quando não atingidos pela enchente, já que a rede de fornecimento de água pode apresentar vazamentos e contaminá-los.

* A Vigilância Sanitária está à disposição da população através do site http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/ ou pelos telefones (48) 3251-7889 e 3251-7995.

Fonte: Vigilância Sanitária

Assessoria de Imprensa – AMUREL
imprensa@amurel.org.br