Mudanças no programa Bolsa Família, que serão implementadas a partir de 2009, foram discutidas nesta semana em teleconferência promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Entre as mudanças está prevista a confecção de um novo questionário de cadastramento das famílias, para traçar um perfil mais definido dos beneficiários.
De acordo com a diretoria de gestão do Programa, o novo formulário de cadastramento foi elaborado por técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O questionário terá aprimoramentos necessários, de acordo com o governo, que possa refletir a grande diversidade brasileira, inclusive a identificação do indígena e do quilombola. Para a diretoria, um dos desafios é manter atualizado os dados cadastrais do programa.
Para a Área Técnica de Desenvolvimento Social da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a implementação do novo formulário do Programa Bolsa Família será bastante útil a nível nacional, pois evitará desigualdades na distribuição da renda entre beneficiários e permitirá que classes sociais mais vulneráveis sejam identificadas.
Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social