O primeiro dia do Curso de Cerimonial Público e Protocolo, promovido pelo AMUREL e parceria com a Escola do Legislativo Catarinense teve muito boa aceitação por parte dos inscritos, o que já era esperado pela diretoria da entidade, dados o grande reconhecimento e prestígio das ministrantes do curso. Rosana Brasca Cajuella, coordenadora de eventos da Assembléia Legislativa de Santa Catarina e Ilka Maria Fretta, gerente de cerimonial da Assembléia Legislativa de Santa Catarina são as ministrantes do curso, que termina nesta quarta-feira. "Excelente o curso. Muito seguras as duas ministrantes. Realmente muito úteis os ensinamentos que elas estão nos passando", avaliou Jorge Luiz Neves, radialista de Tubarão, atualmente trabalhando em Armazém, e um dos 61 inscritos no evento.
Os temas abordados no primeiro dia foram: Cerimonial, protocolo, hierarquia e quebra de protocolo; Eventos por categoria e por área de interesse; Tipos de eventos; Perfil do Mestre de Cerimônias; Elaboração de roteiros; Elaboração de script; Decreto 70.274 Cerimonial Público e Ordem de Precedência; Representação em solenidades, almoços e jantares; Normas de cerimonial; O Perfil do Cerimonialista; Tipos de cerimonial; Símbolos Estaduais: Bandeira, Hino e Brasão; e Composição de Mesa de Autoridades.
Amanhã os temas previstos para serem abordados são: Providências para organização de solenidades nos setores Público e Privado (planejamento de um evento); Convites; Lista de convidados; Check list para eventos; Descerramento de Placas; Desenlace de fitas; Trajes; Pronomes de tratamento e vocativos; Sessão Solene; Sessão de Outorga de Medalhas; Sessão de Outorga de Títulos; postura ética e profissional; Lembretes de Cerimonialista.
O curso é gratuito e o público inscrito é bem diversificado: são servidores de prefeituras e câmaras da região da Amurel, servidores públicos e muitos cidadãos sem qualquer ligação com o setor público, mas interessados em conhece o ofício.
Assessoria de Comunicação – AMUREL