Terminou agora à tarde o Curso de Cerimonial Público e Protocolo oferecido pela AMUREL em parceria com a Escola do Legislativo Catarinense da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Os participantes saíram muito satisfeitos com as questões trazidas pelas ministrantes Rosana Brasca Cajuella, coordenadora de eventos da Assembléia Legislativa de Santa Catarina e Ilka Maria Fretta, gerente de cerimonial da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. “Maravilhoso. A gente acaba aprendendo muita coisa. Principalmente eu que não tenho muita experiência nisso, embora já tenha feito alguns eventos. Com certeza se tiver outros e vou voltar a fazer. As ministrantes também foram ótimas”, avaliou a jornalista Regiane Cabral da Silva, que atua na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Tubarão. “Eu só lamento que o curso não tenha tido uma maior carga horária, pois os assuntos mereciam terem sidos mais detalhados do que foram. Não que as ministrantes tenham deixado a desejar. Pelo contrário, foram ótimas. Muito bom o curso. Seria bom que os prefeitos e os vereadores eleitos recentemente também pudessem ter feito este curso”, diz o jornalista da Unisul TV, Eduardo Zabot. O jornalista se refere à dificuldade que muitas vezes os cerimonialistas enfrentam quando a autoridade pública envolvida na solenidade, por força do poder que tem faz prevalecer critérios de cerimonial que confrontam com as normas recomendadas.
“Além de meu compromisso e dever profissional, tenho uma satisfação muito grande em estar aqui, pois nasci em Tubarão e é sempre bom voltar a terra onde a gente nasceu” disse Ilka Fretta.
Os temas abordados neste segundo e último dia foram: Providências para organização de solenidades nos setores Público e Privado (planejamento de um evento); Convites; Lista de convidados; Check list para eventos; Descerramento de Placas; Desenlace de fitas; Trajes; Pronomes de tratamento e vocativos; Sessão Solene; Sessão de Outorga de Medalhas; Sessão de Outorga de Títulos; postura ética e profissional; e Lembretes de Cerimonialista.
Ao final os inscritos receberam um certificado de participação no curso de 16 horas/aula e um convite a participar do Comitê Nacional de Cerimonial Público, órgão que reúne milhares de cerimonialistas do país, e que tem por finalidade congregar e estimular a colaboração, apoio, participação e a integração de todos os profissionais da área de cerimonial que exercem função junto aos órgãos públicos, entidades e empresas públicas e privadas de todo o país. O órgão também trabalha para fixar critérios e para valorizar a atividade.
Assessoria de Comunicação – AMUREL