Começou hoje de manhã, no auditório da Amurel, em Tubarão, a Oficina de Regulação e Contratualização dos Serviços do Sistema Único de Saúde – SUS. Participam deste evento os gestores municipais e estaduais de saúde, técnicos do controle e avaliação, contadores e assessores jurídicos. Foram convidados também os secretários de desenvolvimento regional e os coordenadores e assessores dos colegiados de gestão regional da Amrec e Amesc. A região da Amurel foi a primeira região com 100% de pactos assinados e a primeira região a realizar uma oficina com esta temática.
O objetivo deste evento é capacitar e difundir as informações do pacto pela saúde e seus desdobramentos, em especial ao planejamento, financiamento, regulação, contratualização, processamento e auditoria do Sistema único de Saúde na região da Amurel. Participaram da abertura do evento o prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini, representando o presidente da Amurel, prefeito José Roberto Martins, Celso Luiz Dellagiustina, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, Marieta Oenning Bitencourt, coordenadora do Colegiado de Gestão regional da Amurel, Luiz Felipe Remor, representando o Mauro Candemil, secretário de desenvolvimento regional da SDR de Laguna e Maria Lúcia Matos Gomes, representando o secretário de desenvolvimento regional da SDR de Tubarão, Jairo Cascaes.
No período da manhã, a assessora técnica do Colegiado em Saúde da Amurel Ivânia May abriu os trabalhos com o tema Processo de Implantação do Pacto em Saúde. Ângela Blatti Ortiga, gerente de Planejamento do SUS, falou sobre o respectivo tema da pasta que ocupa.
À tarde o palestrante é Arion Godoi, gerente de Contratualização da Secretaria do Estado da Saúde, que falará sobre a contratualização dos serviços da saúde.
Amanhã, segundo e último dia da oficina, falarão os técnicos Andréa Borb, gerente de controle e Avaliação da Secretaria de Estado da Saúde, com a temática Programação e Financiamento dos Serviços de Saúde Contratualizados.
Assessoria de Imprensa – AMUREL