A Associação de Municípios da Região de Laguna – Amurel apóia a iniciativa do governo do Estado, que planeja criar 22 regiões metropolitanas. "Entendemos que as regiões metropolitanas podem facilitar a captação de recursos federais e ajudar a resolver problemas comuns às grandes concentrações urbanas como o recolhimento do lixo, transporte coletivo, obras de infra-estrutura e captação de água potável", diz o presidente da Amurel, José Roberto Martins.

Muitos ministérios possuem recursos carimbados para as regiões metropolitanas. Desde 2003, Santa Catarina não estava captando esses recursos porque o governador Luiz Henrique (PMDB) priorizou a criação da estrutura descentralizada com as secretarias regionais.

A apresentação oficial das 22 regiões metropolitanas foi feita no último dia 18 de março aos deputados da bancada governista pelo secretário de Estado da Articulação e Coordenação, Valdir Cobalchini (PMDB).

Pela proposta do governo do Estado, a gestão das Regiões Metropolitanas será dos Conselhos de Desenvolvimento Regional e supervisão da Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina – Codesc. Os conselhos são formados por representantes das secretarias regionais, prefeitos, vereadores e sociedade civil e decidem as prioridades da região.

Santa Catarina possuía seis regiões metropolitanas, implantadas entre 1998 e 2002. A Assembleia Legislativa havia aprovado por unanimidade no ano passado a recriação das regiões. O projeto, do deputado da oposição, Kennedy Nunes (PP), acabou sendo vetado pelo governo sob justificativa de "vício de origem" (o governador entendeu que ele deveria partir do Executivo), mas com o comprometimento de que o próprio Executivo encaminharia outra proposta O projeto está nas mãos dos deputados da bancada do governo, que têm até o dia 7 para aperfeiçoar o projeto e depois encaminhá-lo à Assembleia.

Assessoria de Imprensa – Amurel