You are currently viewing Tiscoski mostra a Secretaria de Saneamento e conclama prefeitos a "fazer projetos" e "Plano Municipal de Saneamento"

O secretário nacional de Saneamento, do Ministério das Cidades, o catarinense Leodegar Tiscoski, foi o convidado especial da assembléia geral da Associação de Municípios da Região de Laguna – Amurel, nesta sexta-feira (24), na sede da entidade. Tiscoski esteve na entidade a convite do presidente da Amurel, Beto Martins, para expor aos prefeitos e representantes técnicos das prefeituras, os programas e políticas do governo federal para o saneamento e abastecimento. "Apesar de estes assuntos estarem ligados originalmente à infra-estrutura, no Brasil nós tratamos ainda como questão social devido ao atraso em que nos encontramos e as conseqüências que esse atraso provoca", disse Leodegar. "Mesmo assim, há que se reconhecer que avançamos muito nos últimos anos e nunca foi feito tanto pela área", garante.
O secretário apresentou estatísticas sobre abastecimento de água, esgoto sanitário, manejo de águas pluviais, resíduos sólidos, saneamento integrado e estudos e projetos. Também explanou sobre as etapas que os municípios devem trilhar para a obtenção de recursos. "Faço aqui um apelo aos prefeitos: façam o Plano Municipal de Saneamento. Nem que agora não consigam botar em prática, mas a qualquer momento podem aparecer os recursos e aí é bom ter tudo prontinho. Também tem que fazer projetos. Sem projeto, qual é o ministério que vai liberar recursos? Nenhum. Não adianta ir a Brasília só com as idéias na cabeça", disse.
Tiscoski entregou um material digital e impresso ao presidente da Amurel Beto Martins, que pode servir de consulta para os municípios, embora isso também possa ser feito pelo site do Ministério das Cidades.

Outros assuntos
A assembléia serviu também para tratar de outros assuntos. O presidente do Consórcio do Aeroporto Regional Sul, Antônio Felipe Sobrinho, prefeito de Pedras Grandes, apresentou os valores que o consórcio ainda aguarda, na forma de contribuição de alguns municípios (R$ 395 mil) para saldar dívidas com desapropriação de terras. O presidente da Acit, Eduardo Silvério Nunes fez um apelo para que os prefeitos façam essas contribuições afim de viabilizar o andamento do aeroporto. Beto Martins também comunicou aos prefeitos que mais um engenheiro (especialista em cálculos estruturais) foi contratado para se integrar à equipe de engenharia da Amurel, à disposição dos municípios associados. Beto também lembrou que seis prefeituras foram contempladas de alguma forma, depois da negociação junto ao Badesc – Agência de Fomento de Santa Catarina para facilitar o pagamento de financiamentos feitos. Também comunicou a contratação de uma consultoria para auxiliar os prefeitos a administrar os recursos durante esse período de queda de receita.
A presidenta do Cogemas – Colegiado de Gestores de Assistência Social da Amurel, Oraida Batista Assunção pediu aos prefeitos mais atenção com os projetos dessa área.
Após a assembléia os integrantes do CIS-Amurel – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amurel, comandados pelo presidente do CIS, prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini, se reuniram na sala dos prefeitos para tratar dos ajustes finais para o funcionamento do referido consórcio.

 Assessoria de Imprensa – Amurel