TUBARÃO – O vice-prefeito de Tubarão, Pepê Collaço, recebeu uma bela notícia na tarde de ontem. O ex-deputado federal e atual secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, confirmou que foi liberada a verba de R$ 4,9 milhões para a drenagem do Rio Tubarão. Segundo a assessoria do vice-prefeito, o projeto foi apresentado depois das fortes chuvas de janeiro, que colocaram a cidade em estado de emergência. "O presidente Lula convocou todos os municípios que estavam nesta situação e eles fizeram as suas reivindicações", relatou a assessoria.
A verba faz parte dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deverá ter mais três etapas liberadas. A cerimônia de entrega dos recursos deverá acontecer em Brasília, com a participação do próprio presidente Lula.
Levantamento – O governo do Estado começou na última semana os trabalhos topohidrográficos da bacia do Rio Tubarão. Todo este levantamento deverá ficar pronto em 90 dias. O objetivo é fazer o levantamento de batimetria para verificar a realidade e as condições da bacia hidrográfica do Rio Tubarão para entregar o projeto técnico para a manutenção da calha do rio, encontrando os pontos críticos, dando mais vazão ao escoamento das águas.
"Neste projeto o governo estadual irá fazer a retificação e canalização do Rio Tubarão. Este projeto técnico será completo com gráfico cadastral, coleta de dados de profundidade", anunciou o gerente regional da Cidasc, o ex-prefeito de Jaguaruna Claudemir dos Santos.
Irá contar neste projeto a aquisição do ecobatímetro, levantamento topobatimétrico, elaboração do projeto técnico, licenciamento ambiental (Ibama), Delegacia da Capitania dos Portos, Fatma, plano de trabalho e execução do projeto. O governo do Estado está atendendo uma reivindicação que foi feita ao governador Luiz Henrique pela Associação Empresarial de Tubarão (Acit). "Este projeto é muito mais completo do que o que foi pedido ao governador", disse o secretário regional Jairo Cascaes.
Fonte: Jornal Diário do Sul