Cultura
(02/06/2009)
Instituto destinará verbas para Municípios investirem em Cultura Imaterial
CNM
Os gestores municipais poderão obter verbas para financiar projetos voltados à cultura local originadas nos Municípios. Os recursos são do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O edital de inscrição dos projetos, lançado no início de maio, estipula o dia 19 de junho como prazo para o recebimento das propostas dos Municípios. O IPHAN apoia o Patrimônio Cultural Imaterial e destinará cerca de R$ 735 mil para os entes brasileiros.
As inscrições poderão ser feitas nas superintendências do IPHAN, localizadas nas cinco regiões do País. Os interessados devem encaminhar projetos técnicos de melhoria e manutenção de diversas manifestações de cultura, como por exemplo, festas e rituais de etnias indígenas, afro-brasileiras, entre outras.
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM) é importante que cada Município analise as oportunidades disponíveis nos diversos segmentos culturais, principalmente àqueles ligados a culturas locais. A CNM acredita que essa iniciativa do IPHAN representa uma oportunidade para gestores efetivarem os projetos culturais, parados por falta de verbas.
Patrimônio Imaterial
Todas as formas tradicionais e populares de cultura, transmitidas oralmente ou por gestos entre os indíviduos, são consideradas patrimônio imaterial. As danças, as festas religiosas e os cultos podem ser exemplos da identidade de um povo. O patrimônio imaterial também é conhecido por cultura intangível transmitido de geração em geração. O órgão responsável por esta manifestação de cultura no Brasil é o IPHAN.
Mais informações Departamento do Patrimônio Imaterial do IPHAN pelo telefone (61) 3414-6138.
Com informações do Iphan e do MinC