Com a presença dos prefeitos de Anitápolis Saulo Weiss, Rancho Queimado Merio Cesar Goedert, Gelson Padilha secretário regional da SDR de Braço do Norte, prefeito de Santa Rosa de Lima e coordenador dos municípios da encosta da serra Celso Heidemann, secretários municipais, lideranças da região, representates da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar imprensa, diretores da IFC e diretores da FATMA, presidente da AMUREL, prefeito de Imbituba José Roberto Martins assistiram a apresentação do EIA-RIMA, constituído em XIV volumes, do projeto da Indústria de Fosfatos Catarinense à ser implantada em Anitápolis.
Com a participação no debate após a apresentação, o prefeito de Santa Rosa de Lima e coordenador do fórum dos municípios da encosta da serra, Celso Heidemann mostrou sua preocupação quanto a segurança e tranquilidade dos municípios da Bacia do Rio Tubarão e adjacências. "Precisamos ter certeza que não seremos afetados negativamente por este empreendimento. Os municípios da encosta da serra tem desenvolvido seus trabalhos para o desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente dando prioridade ao turismo ecológico, será que não seremos prejudicados?" indagou. O ex presidente da ACIVALE Elton Heidemann foi categórico ao perguntar:"Vocês (executivos da IFC) morariam no vale abaixo da indústria de fosfatos?". Todos os executivos presentes na reunião afirmaram positivamente.
O representante da FATMA garantiu a todos que os procedimentos para a liberação de licenças serão analisadas técnicamente e terão todos os preceitos legais respeitados.
Foi sugerido ao gerente da IFC a apresentação do EIA-RIMA na região da AMUREL para sanar dúvidas e questionamentos técnicos sobre a construção deste empreendimento na Bacia do Rio Tubarão e Complexo Laguna.
Fonte: AMUREL – JLNesi
DVD EIA-RIMA à disposição na AMUREL (Everson)