Preparar os profissionais de diferentes áreas que atuam na administração pública municipal é o objetivo das 11 capacitações que serão promovidas pela FECAM até o final de setembro. Os cursos têm apoio das associações microrregionais e são realizados pela Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM).

Neste mês, três cursos já foram realizados: Controle Interno e Auditoria Governamental, no dia 1º; Curso sobre Pregão Presencial, Pregão Eletrônico e Registro de Preços, no dia 3; e Curso de Cerimonial e Protocolo, no dia 8. Todos terão novas edições em outros municípios do Estado ainda neste mês e também em outubro.

Para acompanhar a programação dos cursos eis a agenda da EGEM

Setembro/ 2009

Data            Cidade             Evento

21/09/2009  Xanxerê            Controle Interno e Auditoria Governamental

22/09/2009  Balneário          Camboriú 2º Seminário de Desenvolvimento Turístico Municipal

25/09/2009  Lages               Capacitação de Gestores Municipais

28/09/2009  Lages               Curso sobre Pregão Presencial, Pregão Eletrônico e Registro de Preços

29/09/2009  Araranguá         Recursos Humanos na Administração Pública Municipal

30/09/2009  Xanxerê            Curso sobre Pregão Presencial, Pregão Eletrônico e Registro de Preços


Fonte: ASCOM/FECAM

Dias 14 e 15 de setembro – Tubarão

Curso sobre pregão presencial, pregão eletrônico e registro de preços
Objetivo

Capacitar pregoeiros e respectiva equipe de apoio, esclarecer a modalidade de licitação Pregão, nas formas presencial e eletrônico, informar sobre a obrigatoriedade da utilização da modalidade Pregão na aquisição de bens e serviços comuns com recursos transferidos voluntariamente pela União, bem como debater acerca das alterações nas licitações processadas pela modalidade pregão decorrentes da publicação da Lei Complementar nº 123/06 (Estatuto das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte), e procedimentos para implantação e operação do Sistema de Registro de Preço

Público Alvo

Presidente e membro da comissão de licitação, pregoeiro, membro de equipe de apoio, chefe do departamento de compras, assessor jurídico e demais interessados.

Data e Local

Dias
14 de setembro de 2009
Das: 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h30
15 de setembro de 2009
Das: 8h30 às 12h00

Local
Auditório da AMUREL
Rua Rio Branco, 67
Telefone (48) 36265711
Tubarão/SC

Conteúdo Programático

Primeiro Dia: Manhã – das 08h30 às 12h

Pregão Presencial
Conceito
Cabimento
Obrigatoriedade
Agentes envolvidos
Elaboração do Edital
Sessão Pública do Pregão
Credenciamento
Cabimento de Amostras
Classificação das propostas
Tarde – das 13h30 às 17h30.
Etapa de Lances
Direito de preferência da microempresa e da empresa de pequeno porte
Negociação
Habilitação
Habilitação da microempresa e da empresa de pequeno porte
Recursos

Adjudicação e Homologação
Sanções Administrativas

Pregão Eletrônico
Sistemas de pregão eletrônico
Credenciamento
Etapa de lances
Habilitação
Diferenças entre Pregão Presencial e Eletrônico

Segundo Dia: Manhã – das 08h30 às 12h

Registro de Preços
Conceito
Cabimento
Procedimento da licitação
Ata de registro de preços
Reajuste
Contrato
Vantagens

 

Ministrantes

Sr. Edinando Brustolin, Graduado e mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Assessor jurídico da Federação Catarinense de Municípios. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo.

Inscrições


EGEM – Escola de Gestão Pública Municipal

Apoio

AMUREL – Associação de Municípios da região de Laguna

FECAM – Federação Catarinense de Municípios

Fonte: Eventos/Amurel