You are currently viewing Capitania dos Portos de Laguna comemorou os 86 anos de instalação

Aniversário da Capitania dos Portos foi marcado pela batalha na conquista de Laguna

O Capitão de Corveta e delegado da Capitania dos Portos de Laguna, André Luiz dos Santos e Silva, discursou para autoridades civis e militares e comunidade, nesta manhã de segunda-feira, 14, em comemoração ao aniversário de 86 anos de criação e serviços prestados. Silva retratou um importante período de nossa história, em 1839, quando a tropa farroupilha liderada pelo italiano Giuseppe Garibaldi, "navegou pelos mares e lagoas, até chegar em Laguna e escrever este importante episódio da história catarinense, que foi a conquista de Laguna", completou.

O prefeito de Laguna Célio Antonio também falou aos presentes, destacando a relação com o mar e a pesca artesanal, como incremento cultural e econômico do município. "Eu tenho uma relação muito antiga com a pesca, desde quando atuei há 20 anos com a Colônia de Pescadores Z-14 e o pescador artesanal, desenvolvendo políticas para a classe. Também estive a frente do Ministério da Pesca e isso traz reconhecimento do papel que Laguna desempenha através da Capitania dos Portos", finalizou.

A sede da Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna, criada há 86 anos para proteger o território marítimo, servindo 51 municípios catarinenses, a partir de Paulo Lopes até Passo de Torres, na divisa com o estado do Rio Grande do Sul. A solenidade foi abrilhantada com a participação da Sociedade Musical Carlos Gomes, sob o comando do maestro Deroci de Oliveira, com a execução do Hino Nacional e o Cisne Branco. Na sequência os convidados foram recepcionados com um coquetel e o tradicional corte do bolo.

Estiveram presentes os secretários municipais, assessores, representantes de entidades civis e militares e o presidente da Câmara Municipal de Imbituba, vereador Cristiano Lopes de Oliveira.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna