You are currently viewing Obra modelo: Capivari de Baixo e Tubarão planejam construir a Ciclovia do Trabalhador
Capivari de Baixo – Interligar os municípios de Capivari e Tubarão por meio da Ciclovia do Trabalhador foi a pauta da visita administrativa do prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini, vice-prefeito Pepê Collaço e secretário de Indústria e Comércio Estener Soratto da Silva Júnior. A convite do prefeito de Capivari Luiz Carlos Brunel Alves, as autoridades se reuniram em seu gabinete e conheceram o projeto arquitetônico desenvolvido pela Faepesul, apresentado pelo engenheiro eletricista Rodrigo Martins da Silva e a arquiteta e urbanista Vivian Mendes da Silva.

A proposta é completar uma extensão de quinze quilômetros, no sentido norte-sul, da BR-101, passando pelo bairro Três de Maio, centro de Capivari, bairro Santo André. No trecho que compreende a Tubarão a ciclovia passará pelo bairro Revoredo, centro de Tubarão, se estendendo até o bairro Morrotes.

A parte inicial do projeto constitui um percurso total aproximado de seis quilômetros, iniciando na divisa entre as cidades de Tubarão e Capivari de Baixo seguindo o seu percurso até a BR-101 no Bairro Três de Maio, cujo projeto está sendo entregue em três partes. A primeira compreende 2.050,00m a divisa entre Tubarão e Capivari de Baixo até a Prefeitura de Capivari de Baixo (Secretaria de Obras); a segunda segue deste ponto até o Elevado Brasilino Antônio Alves, somando mais 1.530,00m; e a terceira compreende 2.420,00m, do elevado até a BR-101 (Bairro Três de Maio). O projeto inclui recuos para ônibus, faixas de pedestres, passarelas metálicas em pontes, passagens para acessibilidade e proteções laterais (cerca viva, guardirreio e meio-fio).

A via terá largura variável entre 1,80m e 2,40m para pista simples e pista dupla, respectivamente e toda a extensão receberá pavimentação com asfalto pigmentado vermelho.

Segundo Rodrigo, esta primeira etapa do projeto está adiantada. "Estamos com 90% da primeira parte concluída e planejamos entregar o restante até dia 10 de novembro. Propomos à Celesc uma parceria no sentido de substituir os postes existentes na área da Tractebel Energia por fiação subterrânea, justamente para desobstruir a calçada, evitando que as pessoas que fazem caminhadas passem a usar a ciclovia na outra margem da rua para este fim", explica o engenheiro eletricista.

O prefeito Manoel Bertoncini demonstrou disposição para contribuir na implantação do projeto. "Observamos que muitas pessoas se utilizam da bicicleta mesmo com a estrutura precária e temos grande interesse em nos juntar a esse projeto que beneficiará os dois municípios, já que a obra contempla as necessidades de ambos", diz o chefe do executivo tubaronense. Ele emenda que o vice-prefeito está trabalhando em outro projeto já iniciado e também vai ao encontro da interligação das cidades. "Pepê está batalhando por uma ciclovia na continuidade da Ageu Medeiros, final da avenida Marcolino Martins Cabral, já fazendo a parte que compete à Tubarão junto ao projeto Serramar. Vamos pensar juntos a Ciclovia do Trabalhador Capivari/ Tubarão e em seguida intensificar os trâmites para a construção da Ponte da Integração, que beneficia a comunidade da rua Ageu Medeiros, do bairro Campestre e abre um caminho paralelo entre os municípios", observa.

Bertoncini entende que o aquecimento econômico é ponto forte das iniciativas. "Com o potencial que Capivari tem pode perfeitamente se juntar à Tubarão, já que no município há boas áreas para indústria e Tubarão logicamente cresce se novas empresas forem instaladas em Capivari", fala.

A idéia é comungada pela secretária de Administração Áurea Brunel Alves.  "Tubarão já não tem tanto espaço para áreas industriais e necessariamente há necessidade de vislumbrar municípios próximos, batizando a região como a grande Tubarão, a exemplo de Florianópolis que cresceu a partir dos municípios circunvizinhos e todos saem beneficiados. Podemos citar também o aeroporto regional, que contemplará toda a região", pontua.

Para o secretário de Indústria e Comércio de Tubarão Estener Soratto da Silva Júnior a educação também é algo que pode ser promovido a partir de parcerias semelhantes às de viação. "Ambos os municípios tem estrutura para reforçar convênios com instituições técnicas para a formação profissionalizante. Os cursos oferecidos tanto em Capivari quanto em Tubarão abrigam moradores das duas cidades", lembra. O vice-prefeito de Capivari de Baixo Nivaldo de Souza reforça ao dizer que Capivari de desvinculou político-administrativamente, porém continua unido a Tubarão, já que esta é a cidade pólo-regional.

"Realizamos um encontro administrativo e não político e receber o prefeito Manoel Bertoncini e o vice-prefeito Pepê Collaço é para nós um motivo de orgulho, além de marcarmos um momento histórico em que afinamos parcerias enquanto gestores. Estender o crescimento de nossos municípios conjuntamente é salutar e serve de modelo para que outras regiões e outros prefeitos ousem ir além das siglas partidárias", avalia o prefeito de Capivari de Baixo Luiz Carlos Brunel Alves.

Ao final da reunião o prefeito Brunel presenteou Bertoncini com uma foto em que eles posam ao lado do governador Luiz Henrique da Silveira. Em seguida, o prefeito de Tubarão plantou uma muda de árvore no paço municipal. A equipe de governo de Capivari, assessores de Tubarão, além do vereador Edson Firmino participaram do encontro.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC