You are currently viewing Prefeitos avançam rumo à criação de consórcio do lixo na AMUREL e debatem CIS

Prefeitos e representantes de prefeitos da região da Amurel fizeram mais uma reunião na última quinta-feira, 05, na sede da Amurel, para discutir a possível criação de um consórcio para implantação de um sistema de tratamento de lixo que atenda às necessidades dos municípios. O prefeito de Braço do Norte, Vânio Uliano, um dos principais defensores desta tese e interessado em dar um tratamento correto ao lixo produzido nos municípios, comentou o assunto. "Além das questões ambientais e ecológicas, nosso interesse é também reduzir o custo que as prefeituras tem com o lixo, acabando assim com o déficit. Braço do Norte, por exemplo, gasta cerca de R$ 105 mil por mês e arrecada somente R$ 40 mil. E não é diferente na grande maioria dos municípios. É uma condição insustentável, principalmente se levarmos em conta a situação financeira por que passam nossas prefeituras", disse o prefeito braçonortense.

O encontro da AMUREL definiu que cada município fará um levantamento da quantidade de lixo que produz e uma análise da situação jurídica em relação aos que já possuem contrato de coleta com alguma empresa especializada. O prazo para apresentar estes levantamentos é dia 30 de novembro. Foi levantada também a possibilidade do consórcio cuidar ainda da questão do saneamento, mas os participantes da reunião preferiram deixar este ítem para ser tratado separadamente em outra ocasião. 

Após a reunião que tratou sobre a criação do Consórcio do Lixo todos os prefeitos presentes, representantes e mais secretários e técnicos de Saúde dos municípios presentes se deslocaram ao auditório onde aconteceu uma palestra a cargo do responsável pela contratualização do SUS da Secretaria de Estado da Saúde, Arion Godoy. A palestra proferida com o apoio das assessorias da Amurel serviu para esclarecer dúvidas que prefeitos têm sobre o funcionamento do Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CIS. A secretária de Saúde de Braço do Norte Lúcia Terezinha Giordani Volpato também participou do evento.

Fonte: Ascom/Braço do Norte com atualização da Ascom/AMUREL