You are currently viewing Amurel – Prosperidade Sul Catarinense

Seminário em Tubarão consolida Prosperidade Sul Catarinense

Tubarão 10/12/2009 – O secretário de Articulação Nacional, Geraldo Althoff, representou o governador Luiz Henrique da Silveira nesta quinta-feira (10), na Unisul, em Tubarão, durante o Seminário de Consolidação do Prosperidade Sul Catarinense, projeto que visa o desenvolvimento de projetos estruturantes de interesse da Região Sul. Na oportunidade, projetos foram apresentados ao recém-criado Conselho Permanente para o Desenvolvimento Integrado do Sul Catarinense para acompanhamento das etapas de execução.

Este evento, realizado no Salão Nobre da Universidade, resulta de cinco Seminários anteriores de Nivelamento realizados ao longo de 2009 com o objetivo de reunir os dados para formatar um projeto de consolidação.

O evento contou com a presença dos reitores da Unisul e Unesc, respectivamente os professores Ailton Nazareno Soares e Gildo Volpato. Além do secretário Geraldo Althoff, também participou do evento a secretária de Programas Regionais, Márcia Damo, que representou o Ministro Geddel, o gerente Administrativo Financeiro da RBS-TV de Criciúma, Sandro Zanello, vereador de Tubarão, Maurício Silva, deputado Estadual Décio Góes, do deputado Federal Edinho Bez, presidente da Amurel e prefeito de Imbituba Beto Martins, os Secretários de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte e de Laguna, Murilo Bortoluzzi, que representou o presidente da Associação Empresarial de Tubarão, além de muitas outras lideranças políticas, empresariais.

Com a apresentação do professor Demétrio dsa FAEPESUL, a UNISUL recepcionou o Prosperidade Sul Catarinense nesta quinta feira no Salão Nobre (Antiga capela do Dehon) em Tubarão. A abertura dos trabalhos foi feita pelo magnífico reitor Airton Nazareno Soares que enfatizou o princípio da união para a prosperidade. Representantes das SDR´s da região sul, vereador Maurício, dra Márcia do Ministério da integração Nacional, Dr Geraldo Althoff, presidente da AMUREL prefeito de Imbituba José Roberto Martins, deputado Edson Bez, deputado Décio Góes, representante do Grupo RBS Sandro Sanuelo, reitor da Unesc Gildo Volpato, empresário Murílo Bortoluzzi, representando a ACIT, foram unânimes em concordar com a pauta única para o sul catarinese e aprovaram o projeto Prosperidade Sul Catarinense.

Foi aprovada a Carta do Prosperidade Sul Catarinese que engloba 18 ações para o desenvolvimento regional. Entre elas: Portos de Imbituba e Laguna, Ferrovia litorânea, Interpraias, aeroportos, roteiro serramar, usina de compostagem, saneamento, despoluiçao das bacias do sul  e obras de infraestrutura para integração regional.

A criação do Conselho Permanente para o Desenvolvimento Integrado Su lCatarinense também foi uma proposição da Carta do Prosperidade Sul Catarinense composta por ACI´s, CDL´s, SDR´s, prefeitos, camâras de vereadores, universidades, imprensa, políticos e associaçoes.

O professor Walter Schimitz também salientou que o início das atividades do Conselho será em março de 2010.

Para o reitor da Unisul, Airton Nazareno Soares, "só seremos fortes se nos integrarmos"  e fez uma analogia sobre a Prosperidade Sul Catarinense e o termo católico caminho, verdade e vida onde o caminho é a integração, verdade a reivindicação e  vida o conselho.