A tão sonhada ponte Tubarão/Capivari
Após a entrega do pedido em meados do ano passado os técnicos da equipe de Engenharia e Arquitetura da Amurel se debruçaram sobre as pranchetas e em seis meses desenvolveram o anteprojeto que foi entregue nesta quinta as 14:30 horas na sede da associação na presença do presidente José Roberto Martins, funcionários, autoridades convidadas e os representantes das duas prefeituras. O próprio prefeito Brunel e o vice de Tubarão, Pepe Colaço, na ocasião representando o prefeito titular Manoel Bertoncine, receberam o projeto das mãos da equipe de Engenharia e Arquitetura.
A ponte será em concreto armado com 200 metros de extensão, contendo duas pistas de rolamento para veiculos motorizados com 7 metros de largura cada uma, duas ciclovias de dois metros cada e ainda 2 passarelas para pedestres com 1,20 cada. No total ela terá aproximadamente 23 metros de largura sustentada por 30 pilares com elevação da sua parte central para evitar problemas com possíveis cheias do Rio Tubarão. Com base em cáuculos feitos para a construção de uma ponte com as mesmas características sobre as águas do Rio Itajai Açu em Ilhota, no Vale do Itajai, os técnicos da AMUREL estimam que a obra que será bancada pelas prefeituras de Tubarão e Capivari de Baixo com, possíveis convênios com o Estado ou a União custe perto dos 12 milhões e meio de reais.
Tanto Brunel, Pepe, como também Beto Martins, enalteceram a importãncia da obra que deverá, inclusive, fazer parte do Roteiro Serramar, a tão sonhada ligação entre a Serra e o Mar sem que seja necessário se usar a BR 101. A luta agora é buscar recursos para a execução do projeto.
Ascom/Amurel