Vendaval em Laguna ultrapassou a marca dos 110 km/h nesta quarta-feira
Data: 13/05/2010 11:45:00
Laguna
Além das fortes chuvas, que alagaram diversos locais em Laguna nesta quarta-feira, o vendaval teve grande força e provocou muitos estragos na cidade. Na localidade de Perrixil, os ventos ultrapassaram a marca dos 110 Km/h. Nessa localidade, oito famílias ficaram desalojadas e 20 casas foram destelhadas. Os desalojados estão abrigados na casa de familiares e vizinhos. A Secretaria de Obras distribuiu lonas para cobrir as casas que ficaram descobertas.
Em dois dias de chuva intensa choveu o equivalente a quase um mês no município. Alguns moradores já tiveram que sair de suas casas, localidades estão sem acesso a ônibus, casas foram destelhadas e na região central são mais de dez pontos de alagamentos. No Farol de Santa Marta o acesso está interditado. Três casas estão em perigo devido a riscos de deslizamentos. As enxurradas causaram estragos nas encostas do morro. Os moradores já tomaram algumas providências e saíram do local.
De acordo com o meteorologista do Centro de informações de recursos ambientais e de hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), Marcelo Martins, pode ter ocorrido uma microexplosão de nuvens nesta região, comum em tempestades: "Estes fenômenos costumam formar tornados e trombas de água, mas ainda é preciso confirmar", explica.
Serviço
A central de atendimentos da Defesa Civil em Laguna está concentrada na Secretaria de Assistência Social, no telefone (48) 3644-8761. Também no Corpo de Bombeiros no 193.
Fonte: Secom/PML