You are currently viewing Apesar do apelo dos prefeitos, reunião na Câmara não aprova inclusão da Emenda 29 na Ordem do Dia

Apesar do apelo dos prefeitos, reunião na Câmara não aprova inclusão da Emenda 29 na Ordem do Dia

CNM

As lideranças partidárias da Câmara dos Deputados reuniram-se no final desta terça-feira, 15 de junho, para aprovar a lista de projetos que devem ser votados na Casa esta semana. Apesar dos apelos dos prefeitos de todo país, incentivados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o PLP 306/2008 que regulamenta o financiamento da Saúde no país não foi incluído na Ordem do Dia.

Colocado em pauta pelo presidente interino, deputado Marco Maia (PT-RS), a votação do PLP não foi aprovada porque, segundo algumas lideranças da base do governo, "o momento não é oportuno". As bancadas do DEM, PSDB e PPS defenderam a reivindicação da CNM, mas foram voto vencido.

Durante a reunião, em detrimento à importância da aprovação da emenda que traz mais recursos à Saúde nos Municípios, líderes da base governista chegaram a pedir urgência para o projeto que regulariza os bingos no Brasil. Em tribuna, o líder do PPS, Fernando Coruja (PPS-SC), criticou essa preocupação de alguns parlamentares.

Surpreso com a notícia, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, disse que esses parlamentares não estão preocupados com a Saúde dos cidadãos. "Este ano é eleitoral, os prefeitos e a comunidade não podem se esquecer do posicionamento de quem é contra este socorro aos Municípios", disse.

Votações
Três projetos de lei estavam incluídos na Ordem do Dia nesta terça-feira: a exigência de banda larga nas escolas públicas, o direito de visita dos avós aos netos em caso de divórcio dos pais e o que trata da reestruturação do Conselho Nacional de Direitos Humanos. Eles foram retirados de pauta por causa da obstrução da oposição.

Para esta quarta-feira, mais uma reunião extraordinária está marcada para às 9h, e outra, Ordinária, para às 14h. As duas destinadas à votação de Medidas Provisórias.