Apesar do apelo dos prefeitos, reunião na Câmara não aprova inclusão da Emenda 29 na Ordem do Dia
CNM
As lideranças partidárias da Câmara dos Deputados reuniram-se no final desta terça-feira, 15 de junho, para aprovar a lista de projetos que devem ser votados na Casa esta semana. Apesar dos apelos dos prefeitos de todo país, incentivados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o PLP 306/2008 que regulamenta o financiamento da Saúde no país não foi incluído na Ordem do Dia.
Colocado em pauta pelo presidente interino, deputado Marco Maia (PT-RS), a votação do PLP não foi aprovada porque, segundo algumas lideranças da base do governo, "o momento não é oportuno". As bancadas do DEM, PSDB e PPS defenderam a reivindicação da CNM, mas foram voto vencido.
Durante a reunião, em detrimento à importância da aprovação da emenda que traz mais recursos à Saúde nos Municípios, líderes da base governista chegaram a pedir urgência para o projeto que regulariza os bingos no Brasil. Em tribuna, o líder do PPS, Fernando Coruja (PPS-SC), criticou essa preocupação de alguns parlamentares.
Surpreso com a notícia, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, disse que esses parlamentares não estão preocupados com a Saúde dos cidadãos. "Este ano é eleitoral, os prefeitos e a comunidade não podem se esquecer do posicionamento de quem é contra este socorro aos Municípios", disse.
Votações
Três projetos de lei estavam incluídos na Ordem do Dia nesta terça-feira: a exigência de banda larga nas escolas públicas, o direito de visita dos avós aos netos em caso de divórcio dos pais e o que trata da reestruturação do Conselho Nacional de Direitos Humanos. Eles foram retirados de pauta por causa da obstrução da oposição.
Para esta quarta-feira, mais uma reunião extraordinária está marcada para às 9h, e outra, Ordinária, para às 14h. As duas destinadas à votação de Medidas Provisórias.