Além de todas as autoridades catarinenses convidadas para participar das comemorações aos 40 anos da AMUREL, dia 26 de agosto próximo, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, também deverá prestigiar o evento. Nessa quinta-feira, o presidente da Associação, prefeito de Santa Rosa de Lima Celso Heidemann, o diretor executivo da entidade, Jorge Leonardo Nesi (Nardo) e o museólogo Robson Lunardi, consultor para projetos culturais da AMUREL estiveram no Palácio Piratini, em Porto Alegre, sede do governo gaúcho, entregar o convite pessoal à governadora. A secretária-geral de Governo, Ana Pellini, o secretário de Administração Elói Guimarães, o chefe de gabinete Tiago Lorenzon e o secretário de Turismo do governo do RS Heitor Goulart receberam a comitiva da AMUREL. “Ficamos muito confiantes que a governadora venha às nossas comemorações, pela demonstração de comprometimento e interesse da equipe que nos recebeu”, disse o presidente Celso. “A governadora sempre foi ligada à cultura e à universidade e creio que ela vai fazer de tudo para estar aqui no dia 26, entre nossos palestrantes”, acredita Robson Lunardi. Yeda foi convidada a falar sobre a importância da Revolução Farroupilha na criação da identidade cultural do Sul do país.
Além dos governadores dos dois estados do Sul, também foi convidado o ministro da Cultura Juca Ferreira e dezenas de autoridades do estado e da região.
Álvaro Dalmagro
Assessoria de imprensa – AMUREL
Educação, família e carreira acadêmica de Yeda Crusius
Formada em Economia pela Universidade de São Paulo, pós-graduada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas da USP e pela Universidade de Vanderbilt (Estados Unidos), Yeda iniciou-se na carreira acadêmica ainda em São Paulo e seguiu na área emPorto Alegre, para onde se mudou em 1970, após se casar com o também economista Carlos Augusto Crusius. Eles têm dois filhos, César e Tarsila.
Em Porto Alegre, Yeda lecionou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ocupou cargos de chefia e coordenação, além de ter sido diretora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, entre 1991 e 1992.
Yeda fala fluentemente quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês.