O Colegiado de Turismo da Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL reuniu secretários e técnicos do setor em Santa Rosa de Lima, sexta (3), na reunião mensal realizada pelo Colegiado. A reunião aconteceu no balneário Paraíso das Águas. Entre os assuntos da pauta foram tratados os seguintes temas: instância de governança, integração turística, conselhos municipais de turismo, conselhos municipais de cultura, turismo acessível, implantação de planos municipais de turismo, educação para o turismo e capacitação para atualização do site de turismo dos municípios, que ocorre no dia 9 próximo. O presidente da AMUREL, o prefeito de Santa Rosa de Lima, Celso Heidemann, recepcionou os participantes, e destacou a importância do colegiado para crescimento do turismo regional. “Todos sabem o potencial que a região tem e o que ainda precisa ser explorado e melhorado. Então, o Colegiado é a melhor maneira que vejo para se tratar do turismo de maneira integrada, organizada e que esta reunião fortaleça nossos laços”, disse o prefeito e presidente.
A reunião foi presidida pela diretora de Turismo de Santa Rosa de Lima, Siuzete Baumann. A AMUREL esteve representada pelos funcionários do setor administrativo, Everson Guimarães e Juliana Redivo. O presidente do Conselho Municipal de Turismo de SRL Egídio Loks também participou dos debates.
Itinerância e visitação turística
Essa reunião foi a primeira itinerante do Colegiado. É desta forma que deverão acontecer os próximos encontros. Os representantes dos municípios gostaram de participar da reunião em Santa Rosa de Lima e defenderam a continuidade dos encontros dos demais municípios. “Eu não conhecia Santa Rosa de Lima e fiquei encantado com o lugar. Da mesma forma, os outros participantes podem sentir o mesmo ao visitar o meu município”, disse Deivid Rodrigues, diretor de turismo de Capivari de Baixo, um dos municípios presentes.
Após a reunião, no período da manhã, os participantes almoçaram no restaurante do balneário. À tarde foram feitas visitas a vários pontos turísticos do município, entre eles a uma ponte coberta construída recentemente pelo município, a Igreja Santa Catarina, a primeira construída em alvenaria em Santa Rosa de Lima, datada de 1934, e que está sendo reformada graças a um convênio internacional, a uma pousada, e a um produtor de mel orgânico, de abelhas melipônias. O local e data do próximo encontro serão definidos em breve.
Assessoria de Imprensa – AMUREL