You are currently viewing Municípios têm até dia 24 de novembro para contestar dos dados da contagem populacional

Os municípios terão até dia 24 para contestar dos dados da contagem populacional. Neste prazo de 20 dias, contados a partir de hoje (5) os gestores municipais poderão apresentar suas avaliações sobre os números divulgados e no dia 29 de novembro o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o resultado final da população por município. O Censo Demográfico 2010 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 4 de novembro.
Na coleta para o Censo 2010, mais de 67 milhões de domicílios foram visitados até dia 31 de outubro. Todos os municípios e estados receberão os agentes e o resultado da população de cada município será apresentado às prefeituras por meio de ofício e em reuniões das Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE), onde eventuais dúvidas sobre eles deverão ser esclarecidas.
De 1º de agosto a 31 de outubro, 185.712.713 de pessoas residentes no Brasil foram recenseadas. De acordo com IBGE, os dados ainda passarão por um processo de análise e caso sejam verificadas inconsistências, supervisores contratados pelo instituto poderão retornar a alguns domicílios. Os moradores que ainda não foram visitados pela equipe do censo podem agendar visita de um agente pelo número 0800-7218181 ou pelo link http://www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php.

Orientação da AMUREL
A Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL orienta os gestores municipais a avaliarem os dados divulgados, pois o resultado é um dos critérios para o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Anualmente, o IBGE repassa ao Tribunal de Contas da União (TCU) as estimativas da quantidade de habitante por município. O próprio presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski quando esteve na região, em 10 de setembro passado alertou os prefeitos presentes no evento ocorrido em Meleiro para que designassem, se possível, uma equipe da prefeitura para acompanhar o recenseamento, tamanha a importância da contagem correta da população.

Na região, um município perderá FPM, um ganhará e os demais manterão índice

Para calcular o impacto gerado aos municípios em relação ao aumento, à manutenção ou ao decréscimo do coeficiente do FPM, a Confederação Nacional de Municípios – CNM enquadrou os municípios de acordo com a tabela do FPM e os comparou com os atuais coeficientes. De acordo com a entidade, 329 (5,9% do total) teriam queda de seus coeficientes, outros 4.919 (88,8%) ficariam com o coeficiente deste ano. Apenas 290 (5,4%) teriam seus coeficientes aumentados. Leia abaixo como ficará a situação dos municípios associados à AMUREL, caso se mantenha inalterada a apuração do Censo deste ano:

Armazém/ Mantém
Braço do Norte/Mantém
Capivari de Baixo/Mantém
Imaruí/Mantém
Imbituba/Mantém
Jaguaruna/Ganha
Laguna/Perde
Rio Fortuna/Mantém
Santa Rosa de Lima/ Mantém
Sangão/Mantém
Treze de Maio/Mantém
Tubarão/Mantém

 

Assessoria de Imprensa – AMUREL