You are currently viewing Solenidades comemorativas aos 10 anos da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira


A agenda de comemorações alusivas aos 10 anos da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, previstas para quarta-feira (1º), incluiu importantes solenidades. A primeira delas foi o o descerramento de placa oficial na sede da instituição. No Palácio Barriga Verde, foi realizado sessão especial no auditório Antonieta de Barros, onde também aconteceu a palestra do professor Eugenio Mussak, seguida de lançamento literário, no hall da Casa. 
Eternizar o nome de um deputado voltado às causas da Educação foi o objetivo do presidente da Escola do Legislativo, Joares Ponticelli (PP), ao propor um Projeto de Resolução emprestando o nome do colega, Lício Mauro da Silveira, morto prematuramente em outubro deste ano, à Escola do Legislativo. A ideia foi acatada por unanimidade entre os parlamentares e concretizada ontem, às 17h, com o descerramento da placa oficial, na sede da instituição, Rua Silva Jardim, Prainha. 
A cerimônia contou com a participação da viúva do deputado, Carla Anette Puls da Silveira, bastante emocionada com a homenagem. Também estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio (DEM), o presidente Joares Ponticelli, os deputados Sílvio Dreveck (PP) e Kennedy Nunes (PP), o diretor do Programa Interlegis do governo federal, James Carvalho, e a coordenadora da Escola, Carla Maria Evangelista Vieira Pedrozo. 
Já no Palácio Barriga Verde, às 18h, sessão especial destacou a participação de membros, parceiros e outras pessoas ligadas à trajetória da Escola do Legislativo com a entrega de diplomas. O Coral da Assembleia Legislativa, regido pelo maestro Reginaldo Osvaldo da Silva, interpretou o Hino Nacional e a peça Aroeira. Em seguida, Eugenio Mussak proferiu palestra motivacional destacando a educação continuada. 
A programação foi encerrada com o lançamento do livro “Outra Educação é Possível e Necessária” de autoria do deputado Pedro Uczai (PT). O parlamentar lembrou que a obra foi elaborada a partir dos seminários “Os desafios da Educação Brasileira”, realizados em diferentes regiões de Santa Catarina pela Comissão Permanente de Educação, com apoio da Escola do Legislativo. 
Durante estes encontros que mobilizaram 5 mil professores da rede pública foram debatidos os maiores desafios da educação brasileira mapeados pelo Ibope: violência e drogas nas escolas; desmotivação dos professores e baixa qualidade na educação. “Tenho de agradecer à Escola que “abraçou” o projeto e a causa, o que nos motivou a organizar encontros em São Miguel do Oeste, Brusque, Gaspar, Itapema e Campos Novos”, afirmou Uczai. 
Simultaneamente foi lançado o livro “Violências na Escola”, pela Editora Insular, de autoria da pedagoga Júlia Siqueira da Rocha. A obra é resultado de uma dissertação de mestrado que pela primeira vez, em Santa Catarina, fez um levantamento qualitativo e quantitativo, entre 2005 e 2008, das violências nas relações escolares. Os dados foram coletados nos boletins de ocorrência da Delegacia da Mulher da Criança e do Adolescente de Florianópolis. 

Palestra aborda a era do conhecimento 
Um convite à reflexão sobre a realidade do tempo em que vivemos foi a tônica da palestra proferida pelo professor Eugenio Mussak. O palestrante, “médico por formação, educador por devoção, escritor por doação e palestrante por opção”, como é definido em seu próprio site, apresenta uma nova visão do trabalho e da realização pessoal e defende a disciplina e a responsabilidade focadas para as realizações pessoais ou coletivas. Mussak reafirma ainda a importância da educação continuada com base na leitura como oportunidade para uma reorientação dos conceitos que levam ao sucesso. Encaixando nesta definição a importância da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira como instrumento de capacitação do servidor e, consequentemente, da melhoria do serviço público e da formação de pessoas com responsabilidade social. 
Mussak propôs para a atenta plateia, formada por servidores do Legislativo, colaboradores e parceiros da Escola e representantes de diversas associações, o equilíbrio entre os conhecimentos técnicos e os conhecimentos humanos. “Há pessoas capazes de competir, estas são as competentes, e há pessoas capazes de construir novos cenários, estas são as metacompetentes”, define. Com 40 anos de magistério, Eugenio dedica-se aos temas do comportamento organizacional, como liderança, desenvolvimento e autodesenvolvimento, trabalho em equipe, mudanças, desafios, autonomia, excelência, equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 
Durante o encontro, Mussak compartilhou também suas experiências pessoais como cursos no exterior e do contato direto com os mais variados tipos de pessoas. Episódios que o ajudam a redigir livros e colunas em importantes revistas do país. Entre os títulos de sua autoria estão “Gestão Humanista de Pessoas”, “Motivação: do querer ao fazer” e “Superdicas para ensinar a aprender”. (Rossana Espezin) 

Homenageados 
Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas 
Centro Cultural Nova Acropóle de Santa Catarina 
Escola de Governo e Cidadania 
Escola Nacional de Administração 
Faculdades ASSESC 
Fundação Catarinense de Educação Especial 
Fundação de Apoio à Educação Pesquisa e Extensão da Unisul 
Programa Interlegis 
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC 
Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina 
Tribunal Regional Eleitoral – TER/SC 
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC 
Única Centro de Educação Superior 
Associação dos Municípios da Região de Laguna – Amurel 
Associação dos Municípios da Região do Vale do Itapocu – Amvali 
Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina – Acamosc 
Associação das Câmaras do Noroeste de Santa Catarina – Acanor 
Associação dos Vereadores do Extremo Oeste de Santa Catarina – Aveoesc 
União dos Vereadores da Região Serrana – Uveres 
União dos Vereadores do Estado de Santa Catarina – Uvesc 
Acácio Moraes Garcia 
Álvaro Pacheco Souza 
Ataníbio Boell Junior 
Carlos Alberto de Lima Souza 
Caroline Kern 
Clarisse Leal 
Clerson Larroyd 
Élvio José Bornhausen 
Fábio Furlan 
Fábio Matias Polli 
Geraldo José Gomes 
Gilda Menecucci Balsini 
Hugo Frederico Vieira Neves 
Irene Rios 
James Carvalho 
Janaína Sperling Veloso 
João Paulo Balsini 
José das Neves Filho 
Lidia Maria Spadotto 
Lisandrea Costa 
Maria Helena Pasquallotto Ribeiro 
Maria Margareth Stadinick 
Miguel Popoaski 
Nadiesda Ghizzo Schmidt 
Nadir Esperança Azibeiro 
Roberta Balsini 
Vânio Darella 
Vera Lúcia Farias 

Fonte: ALESC