A próxima etapa do projeto do aeroporto de Jaguaruna é a pavimentação do acesso pela BR-101, que já começou em junho e deve ficar pronto até final de 2011. Além do acesso, que terá uma extensão de cinco quilômetros, a obra ainda inclui pátio de estacionamento de veículos e um viaduto sobre a Ferrovia Teresa Cristina.
A primeira etapa da obra já está concluída e contempla a pista de pousos e decolagens e o pátio de estacionamento de aeronaves do terminal. A pista, com 30 metros de largura foi projetada para receber aeronaves de grande porte, como Boeing 767 e Airbus 320. Quando concluído, o aeroporto vai atender a cerca de 900 mil habitantes da região sul do estado. Embora a conclusão esteja prevista somente para o final de 2011, o governador adiantou que até fevereiro já será possível o uso da pista para pousos e decolagens. "Faltam alguns trâmites junto à Anac e outros órgãos da área. Tendo a liberação, já poderemos operar normalmente", assegurou.
O presidente da AMUREL Celso Heidemann destacou a importância do aeroporto para a região e também lembrou do engajamento da entidade na luta pela construção do aeroporto. "A execução do projeto do aeroporto foi uma iniciativa da AMUREL e da Acit. Mais tarde, criamos o Consórcio Intermunicipal do Aeroporto Regional de Jaguaruna – Ciars, para viabilizar a indenização dos proprietários de terras e também promovemos o encontro entre Unisul e Unesc, que avaliaram tecnicamente o projeto do aeroporto e a escolha do local. Foram estas duas instituições de renome que deram o aval para que a obra iniciasse neste local, minimizando aqueles problemas de resistência de um ou outro prefeito, que queriam o aeroporto em outros locais. Então, a AMUREL está muito satisfeita pela conclusão de mais esta etapa da obra, que é uma conquista que envolveu muitas entidades, órgãos e pessoas", ressaltou.
Assessoria de Imprensa – AMUREL