O presidente da Federação, Antônio Coelho Lopes Jr., Bota, prefeito de Capão Alto, esteve na posse dos deputados estaduais na Assembleia, onde saudou os eleitos e reafirmou o compromisso da instituição com a bancada.
"Desejo aos deputados e senadores catarinenses êxito em seus mandatos e que a Federação possa contar com o apoio da bancada na defesa dos interesses dos municípios, que representam as necessidades da população catarinense. A Federação também está de "portas abertas" aos parlamentares", disse o presidente.
Na Assembleia, os deputados Neodi Saretta (PT) e José Milton Scheffer (PP), estiveram no comando da instituição.
Scheffer, está em seu primeiro mandato na Assembleia. Quando presidiu a Federação, em 2007, era prefeito de Sombrio, no Sul do Estado. Foi em sua gestão que a entidade atingiu a filiação dos 293 municípios catarinenses. Ação fundamental para o crescimento da entidade.
Na gestão do deputado Saretta, na época prefeito de Concórdia, em 2005, a prioridade da FECAM foi de capacitar os servidores públicos para a implementação de um novo modelo de gestão pública. As orientações foram passadas aos municípios na primeira edição do Congresso de Gestão Pública, um dos principais eventos da entidade.
O deputado Manoel Motta (PMDB) já presidiu a entidade na gestão de 1991/1992. Quando esteve à frente da instituição atua no fortalecimento da Federação. Já o deputado Reno Caramori (PP) foi o terceiro presidente da Federação, em 1982-1983.
Bancada municipalista em Brasília
Os deputados Esperidião Amin (PP), Odacir Zonta (PP), Pedro Uczai (PT) e João Rodrigues (DEM) já presidiram a FECAM. Uczai em 2004, quando era prefeito de Chapecó. Na sequencia, João, assumiu a instituição em mandato tampão, ao ser eleito prefeito de Chapecó, em 2005. Nos anos 90, os deputados Amin e Zonta comandaram a instituição.
Foi na gestão do deputado Uczai que a Federação criou a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.
A atuação de Amin e Zonta foram fundamentais para estruturar a Federação e garantir sua primeira sede.
Além dos ex-presidentes, a bancada tem ainda o ex-prefeito de Joinville, deputado Marco Tebaldi (PSDB), que licenciou do cargo e está no comando da Secretaria de Estado da Educação. Na Assembleia, 14 deputados já foram prefeitos.
Assessoria de Comunicação – FECAM