Você sabia que a região da Amurel já foi sede de três capitais? Que os primeiros habitantes da região já povoavam aqui há 8 mil anos? Que o município onde mais se mataram baleias em Santa Catarina hoje é considerado capital da observação de baleias? Que a estrada de ferro entre Lauro Muller e Imbituba foi construída em apenas 4 anos, em 1884? Que os imigrantes alemães do vale do Capivari enfrentaram os maragatos gaúchos, na Revolução federalista de 1893, e os fizeram recuar?
Estes e outros recortes da história da região da Amurel compõem o Memorial Cultural da Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL, um trabalho de resgate (construção e reconstrução da história) confeccionado em 14 painéis de autoria do museólogo Róbson Lunardi e que será inaugurado hoje (24), a partir das 14 horas. O Memorial é parte do legado da gestão do presidente da AMUREL, Celso Heidemann, que finda nesta quinta-feira.
Além do Memorial, a AMUREL lançará oficialmente a revista comemorativa aos 40 anos, elaborada pelo jornalista Álvaro Dalmagro. O impresso conta boa parte do trabalho da entidade, das dificuldades enfrentadas e dos anseios dos prefeitos, autoridades e cidadãos dos municípios associados desde a criação da Associação, em agosto de 1970, até o final de 2010. "Vamos mostrar que os que construíram esta região – seja no passado distante, seja no recente – foram bravos heróis que servem de referência para nosso trabalho no dia a dia. Em 1860 já se discutia a instalação de um pedágio na ponte de Imaruí. Hoje se discute pedágio na BR-101. Em 1880 se construía uma ponte de ferro sobre a Cabeçuda, em Laguna. Hoje estamos pressionando o governo pela construção urgente da ponte no mesmo local, na BR-101. É essa conexão entre o passando e o agora que queremos fazer", diz o presidente Celso Heidemann.
Nesta quinta-feira haverá também assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS-AMUREL, e assembleia geral ordinária da AMUREL, que entre os assuntos da pauta estão a prestação de contas anual da atual gestão e a eleição da nova diretoria para o exercício 2011/2012.
Assessoria de Imprensa – AMUREL